Seguimento Litoral Centro - Março 2022

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Aí está ela.... :rain:

Screenshot-2022-03-11-02-26-06-571.jpg

Bom dia,
Por aqui a frente e a madrugada apenas renderam 4,0 mm. Estava à espera de mais alguma coisa! :(

Agora o céu está nublado e está fresquinho, ainda que com pouco vento. O que vale é que nos próximos dias haverá mais oportunidades de precipitação! Veremos o que acontece.... :pray: :rain:

Bom dia,
Depois de uma noite de agauceiros fracos, acordei por volta das 01:45 da manhã, com chuva moderada, que durou cerca de meia hora.
Já esta manhã segue com céu muito nublado, e por vezes cai uns aguaceiros fracos e dispersos.

Em Caneças a frente também foi fraquinha. Somente 3,4mm acumulados hoje.
Ainda assim já cheguei aos 50,6mm este mês.
Boa Tarde,

Ontem por casa ainda chegou aos 5 mm, hoje vai nos 1.3 mm.

Estação continua com o mesmo problema passando os 74/75% HR bloqueia, tudo o resto continua a funcionar a 100%

Enviado do meu POT-LX1 através do Tapatalk

Os montes de Loures, Bucelas, Vialonga têm constituído uma barreira notável à chegada da precipitação até esta zona da Póvoa, Santa Iria, Alverca e até Sacavém.
Nos perfis das imagens da reflectividade do radar tem sido evidente a fraca extensão vertical dos ecos, e observo invariavelmente um tecto das nuvens sempre baixo, 200 a 300m.
Assim, as linhas de alturas muito comuns na região periférica da grande Lisboa e Oeste, precisamente com essas altitudes, parecem reter grande parte da precipitação.

Lisboa (Gago Coutinho) apenas acumulou em Março 9,9 mm + 4,2 mm hoje até às 16h (CORRECÇÃO) = 14,1 mm.
Sacavém tem no mês de Março até ao momento: 20,0 mm.
Estacal
, entre Santa Iria e S.João da Talha: 15,0 mm.
Aqui mesmo na Póvoa, a estação da Escola tem tido algumas interrupções, o acumulado de 6,6 mm não é fiável mas por observação quotidiana eu diria que não se afasta muito do verdadeiro valor. Meteo Santa iria tem 7,0 mm, não sei se este acumulado registado no mês é independente dos bloqueios da estação.
Vialonga, no fundo do vale, acumulou no mês 21,3 mm.
Alverca, já na encosta do Calhandriz: 27,2 mm.
Vila Franca de Xira: 19,6 mm.

Última edição: