Seguimento Litoral Centro - Março 2023



"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,020
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Boa tarde,
E parece que, mais uma vez, aquilo que restava da frente fria colapsou após passar o Tejo (como estava já previsto, aliás). :angry: Os chuviscos que quase nem molharam o chão acumularam apenas 0,3 mm por aqui e entretanto já está céu limpo, com a temperatura máxima diária de 19,1ºC a ser atingida há uns 30 minutos.

Para a próxima semana estão previstas temperaturas bem mais amenas e já com um ligeiro cheirinho a verão, sendo que poderão ser atingidos os 25ºC por aqui. Veremos! :calor:
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,043
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Boa tarde

Mais uma frente em fim de actividade, deixou acumulados menores de Alcobaça (4,7 mm) para sul: valor mais elevado 11,7 mm em Coimbra/Bencanta mas apenas 0,1 mm em Santarém, havendo várias zonas que ficaram a zero; Figueira da Foz 3,9 mm.

Aqui na linha da Póvoa tivemos desde zero em Santa Iria (duas estações) até 2,8 mm em Sacavém (Gago Coutinho 3,3 mm), passando por 1,0 mm aqui mesmo na Escola.

Para sul do estuário do Tejo, apenas algumas décimas (0,3) registadas em poucas estações dispersas.

Na AML, os maiores valores, e pontuais, foram os de Lumiar com 7,4 mm e Abrunheira (periferia sueste da Serra de Sintra) com 6,1 mm.

Agora é esperar pelas "águas mil", aliás, cem, aliás dez, de Abril para ter alguma água de rega de horta, apenas. Nada mais está em perspectiva a dez dias.

A hora "oficial" de passagem da frente na AML foi por volta do meio-dia:
mWT1aP2.gif


Nas temperaturas a expectável descida mal se notou por ser contrariada pelo aquecimento diurno e desanuviamento do céu: todas a rondar os 18ºC a 22ºC ou até mais em algumas estações.
 
Última edição: