4.6° hoje. Tendo em conta que as mínimas aumentam hoje e não é esperado mais nenhum evento de frio (por enquanto) penso que a mínima deste inverno está feita. Mínima de 1.7° no dia 2 de Fevereiro.
Março entrou com a característica de madrugadas e manhãs frias ("invernosas") e tardes "primaveris" (não se pode ainda aplicar o adágio popular das tardes de "Verão").
Também têm sido os dias caracterizados por nebulosidade alta em rápido movimento do quadrante Oeste.
Dia 1
Dia 2
Hoje, dia 3
16:49 Cirrus e Cirrostratus abundantes e cruzados em mais do que um nível:
17:02 O sol velado pelos Cirrostratus espessos:
17:05 Vista para o verdejante fundo do vale de Vialonga com a A1 em primeiro plano:
17:06 Grandes movimentos cruzados nos níveis altos:
17:40 Extensos "lençóis" de Cirrostratus, meia hora antes do pôr-do-sol, que foi discreto:
Nesta altura a nebulosidade tornou-se menos espessa:
O pôr-do-sol foi por entre abundantes nuvens médias e altas, trazendo belas cores e virga.
Ainda nada que tenha chegado ao solo acumulou, apesar dos ecos extensos e mais carregados em avanço de Oeste para Leste e descaindo para ESE.
Hora e meia entre estas duas imagens do radar, sendo a foto no momento da primeira.
18:25 SSW
À última luz do crepúsculo via-se o adensamento das nuvens e a estrutura com ondulação:
O que passou, aquela larga banda de nuvens médias e altas com virga, foi o resto da dissipação de uma primeira frente quente:
Apenas oito estações WU registaram acumulados de 0,3 a 0,5 mm, espalhadas entre Tomar e Aveiro.
No mapa IPMA, cinco estações têm acumulados da mesma ordem, entre as 18h e as 22h: Tomar, São Pedro de Moel, Figueira da Foz, Coimbra (aeródromo), Cantanhede e Dunas de Mira.
Os ecos que se aproximam agora da costa da Região Oeste devem estar relacionados com o pré-frontal ou a frente quente do sistema frontal: