Seguimento Litoral Centro - Março 2024

O céu está taciturno, pesado, uniformemente encoberto por uma camada indefinida nos níveis médios/altos, vento de Leste/Nordeste fraco.
Na imagem de satélite a majestosa faixa de nuvens poderia fazer prever precipitação, mas esperemos que nada caia pois só será lama.
Até agora, parece aguentar-se e nada ainda chegou ao solo nesta zona.
Fica o registo incrível das temperaturas aqui na linha da Póvoa, à 1h da madrugada do segundo dia da Primavera astronómica:
WU-Póvoa_20240322-0103.png
Sat_20240322-0055.png

Última edição:
20,0ºC estáveis em qualquer local da rua, pelas 2:30.
65%
Leste 6 a 13 Km/h.
Já há uma fina camada de deposição seca das poeiras, visível sobre os veículos.
A imagem de satélite está cada vez mais impressionante, mas não há correspondência com ecos de radar significativos. Os que aparecem são provavelmente de virga, precipitação que não chega ao solo.

Anexos

• Sat_20240322-0240.webp
    Sat_20240322-0240.webp
    43.1 KB · Visto: 29
  • Sat_20240322-0240_topos.webp
    Sat_20240322-0240_topos.webp
    64.8 KB · Visto: 33
  • Rad_20240322-0255.webp
    Rad_20240322-0255.webp
    59.4 KB · Visto: 32
Última edição:
Bom dia. Estou no Montijo e não há um carro que não tenha uma camada de poeiras. A temperatura ronda os +17°C.
Céu completamente nublado e acastanhado. Tenho pena de quem tem alergias.

Bom dia.

Manhã de muito calor, "apenas" estão 20ºC mas até parece que está mais.

Hoje a minha amiga Ivete Sangalo veio visitar-me, e portanto temos céu completamente fechado devido às nuvens altas e à poeirada que por aí anda, o meu carro já estava com uma camada jeitosa :D

Fotos desde Alvalade.

1711094425556 by Duarte Sousa, no Flickr

1711094425495 by Duarte Sousa, no Flickr

1711094425475 by Duarte Sousa, no Flickr

Bom dia,

E hoje parece que acordámos algures no Sahara, grande quantidade de poeiras na atmosfera.

O céu vai ficando cada vez mais alaranjado e a camada de poeiras já é bem notável sobre os carros, ainda bem que para a semana chove.

A noite foi amena e o dia promete ser quente, mas provavelmente as temperaturas não devem subir tanto como o previsto a continuar o cenário atual com céu coberto por nuvens altas e poeiras.

Bom dia,

E hoje parece que acordámos algures no Sahara, grande quantidade de poeiras na atmosfera.

O céu vai ficando cada vez mais alaranjado e a camada de poeiras já é bem notável sobre os carros, ainda bem que para a semana chove.

A noite foi amena e o dia promete ser quente, mas provavelmente as temperaturas não devem subir tanto como o previsto a continuar o cenário atual com céu coberto por nuvens altas e poeiras.

Sim, mas em contrapartida este ar pesado acentua sensação de tempo abafado.

Aproveito para postar os extremos de ontem.

Máx: 21.0ºC / Mín: 11.3ºC

Agora sigo com 18.0ºC, vento geralmente fraco de NE.

Uma maravilha de tempo, não haja dúvida, para todos aqueles que sofrem de rinite alérgica. Faço parte desse grupo para quem a Primavera é cruel, felizmente disponho de um bom "arsenal" fármaco de combate, portanto está tudo controlado. :D

Boas
Muita poeirada mas nada que se compare a ultima grande tempestade de areia a poucos anos atrás em que ficou tudo num tom literalmente laranja, até nos interiores das habitações a qualquer hora do dia.
Trovoadas e aguaceiros aqui foi uma miragem desde que foram anunciados a meados desta Semana (nunca estiveram previstos nos modelos), Domingo é possível que ocorram, o choque térmico entre o Fim de Semana e o inicio da Semana será algo raro e bruto, não me admiro de ver quedas de temperaturas perto dos 20ºC em pouco mais de 24h.
Temperatura atual 23,6ºC

Muita poeirada mas nada que se compare a ultima grande tempestade de areia a poucos anos atrás em que ficou tudo num tom literalmente laranja, até nos interiores das habitações a qualquer hora do dia.
Atenção que a cor pouco significa quanto à concentração, depende da origem geológica das poeiras, da composição mineral. Há areias que vão desde a cor branca ao vermelho, passando pelo amarelo e laranja.
Vão ser três dias disto, só quando vier a frente de noroeste na 2ªfeira é que será tudo varrido. Valha-nos a nortada de noroeste! :uau: