Seguimento Litoral Centro - Março 2024

Boa Tarde

Depois de uma longa ausência por motivos pessoais e profissionais, finalmente consegui algum tempo para publicar algo aqui :D

A reta final do inverno climatológico foi fraquinha na generalidade do país, com pouco frio e chuva abaixo da média, para variar :hmm:
A minha estação registou
123 mm durante os 3 meses, um valor abaixo da média, em que praticamente só Janeiro conseguiu alcançar a média normal e apesar de Fevereiro ter sido bem melhor que os anos anteriores.
No entanto, esta precipitação foi suficiente para deixar os campos nos arredores em capacidade de campo e abundância de água em algumas valas/ribeiras e charcos :thumbsup:

O arranque da primavera climatológica ficou marcado pela melhor parte do inverno, com tempo bem fresco e chuvoso :w00t:
Desde o meio do mês, o tempo estabilizou um pouco com o padrão típico de Março.
Hoje alcancei a nova máxima anual de
26,2ºC, depois dos surreais 24,5ºC de Fevereiro :hehe: Não fossem estas malditas poeiras e diria que estaria um agradável dia de inicio de Verão :cool:
O mês segue com 38,4 mm acumulados até agora.

O resto do fim de semana deverá ser poeirento e com possibilidade de trovoadas, isto antes da reviravolta de 360º na segunda-feira que promete trazer um período bem invernal :D
Basicamente, está aberta a época em que não sabemos o que vestir a cada hora :D Não há cabedal que aguente as constipações :sad:

Última edição:
Extremos: 20,6ºC / 26,1ºC
Primeira mínima tropical do ano :unsure:

A memória não falha, especialmente em dias de aniversário. Lembro-me de dias quentes, mas nunca me senti como se estivesse em Agosto. Hoje foi a primeira vez. Acabar o dia de calções e t-shirt não estava nas minhas cartas.

Amanhã colocarei fotos de um belo dia passado pela Peninha/Monge/Pedra Amarela ;)

Boa Tarde

Depois de uma longa ausência por motivos pessoais e profissionais, finalmente consegui algum tempo para publicar algo aqui :D

A reta final do inverno climatológico foi fraquinha na generalidade do país, com pouco frio e chuva abaixo da média, para variar :hmm:
A minha estação registou
123 mm durante os 3 meses, um valor abaixo da média, em que praticamente só Janeiro conseguiu alcançar a média normal e apesar de Fevereiro ter sido bem melhor que os anos anteriores.
No entanto, esta precipitação foi suficiente para deixar os campos nos arredores em capacidade de campo e abundância de água em algumas valas/ribeiras e charcos :thumbsup:

O arranque da primavera climatológica ficou marcado pela melhor parte do inverno, com tempo bem fresco e chuvoso :w00t:
Desde o meio do mês, o tempo estabilizou um pouco com o padrão típico de Março.
Hoje alcancei a nova máxima anual de
26,2ºC, depois dos surreais 24,5ºC de Fevereiro :hehe: Não fossem estas malditas poeiras e diria que estaria um agradável dia de inicio de Verão :cool:
O mês segue com 38,4 mm acumulados até agora.

O resto do fim de semana deverá ser poeirento e com possibilidade de trovoadas, isto antes da reviravolta de 360º na segunda-feira que promete trazer um período bem invernal :D
Basicamente, está aberta a época em que não sabemos o que vestir a cada hora :D Não há cabedal que aguente as constipações :sad:
É perfeitamente incrivel a mudanca de tempo que se pode ver na previsão de tempo de hoje para amanhã...isto vai muito alem de uma constipação!!!

Um choque termico deste, desta magnitude,terá alguma vez acontecido no nosso país?
Talvez, mas nao me lembro..

E ainda falar sobre o dia estranho, muito estranho que foi a ultima sexta feira, com as poeiras e a temperatura altissima para altura do ano...
Tive oportunidade de passar o Rio Tejo nesse dia e a ver a cidade do outro lado...
E Lisboa quase nem se via...
Em contrapartida a margem Sul estava muito mais limpa...
1000032023.webp

Anexos

• 20240322_155224.webp
    20240322_155224.webp
    193.3 KB · Visto: 25
  • 20240322_182401.webp
    20240322_182401.webp
    68.3 KB · Visto: 25
  • 20240322_154908.webp
    20240322_154908.webp
    284.1 KB · Visto: 23
  • 20240322_172552.webp
    20240322_172552.webp
    142 KB · Visto: 26
Bom dia,
Hoje é o último dia do "primaverão", antes do regresso do inverno amanhã. Devido ao céu meio encoberto resultante do barro atmosférico a temperatura está um pouco abaixo daquilo que estava previsto para este momento, seguindo apenas nos 20,1ºC. Já ontem foi o dia mais quente do ano para já, com uma temperatura máxima registada de 26,7ºC e uma temperatura mínima da madrugada que não desceu dos 18ºC - se não fosse pela descida acentuada das temperaturas antes da meia-noite a mínima teria sido de 18,3ºC e não de 16,6ºC. :hehe: :calor:

O vento continua a ser predominante de leste/nordeste mas deverá rodar para noroeste a partir do final da tarde e trazer uma acentuada queda das temperaturas. Amanhã a máxima deverá ser uns 4 ou 5ºC inferior à temperatura atual. :shocking: :cold:

É perfeitamente incrivel a mudanca de tempo que se pode ver na previsão de tempo de hoje para amanhã...isto vai muito alem de uma constipação!!!

Um choque termico deste, desta magnitude,terá alguma vez acontecido no nosso país?
Talvez, mas nao me lembro..
É bastante comum e típico ocorrerem mudanças repentinas de tempo durante a época primaveril, e até mesmo deste calibre, penso que não seja assim tão inédito.

Lembro-me de algo semelhante algures em Maio de 2016 (salvo erro), tivemos um dia com temperaturas perto dos 30/31°C e no dia seguinte passou uma bela frente fria com chuva forte e uma máxima de apenas 17°C!

Boa tarde!

Tal como sexta-feira e ontem, hoje temos um dia marcado pela densa poeira aliada a alguma nebulosidade, dando ao céu um aspecto cinzento/acastanhado. Felizmente amanhã as condições começam a mudar!

Última edição:
Por aqui o vento na última hora já rodou de nordeste para norte/noroeste. A temperatura segue em queda livre, descendo em poucos minutos dos 20,7ºC para os 20,3ºC atuais. O céu permanece nublado e totalmente barrento, no entanto. :ill:

Chegou a massa de ar frio em força, depois de dias e dias de calor em março: :uau:
J1jl9xVh.png

Sigo com uma temperatura de 17,8ºC, humidade relativa de 72% e vento de noroeste. :w00t:

Boa noite!

A temperatura tem baixado bem à boleia da brisa de NW o meu sensor marco15,0°C. O céu permanece muito empoleirado, nota-se bem se se olhar para a Lua que está hoje quase cheia.