Seguimento Litoral Centro - Novembro 2010

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra


Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
eu não calculo, eu dei os dados(raio de 4.5cm) já no meio do tópico e um rapaz fez os cálculos e disse-me que se o meu pluviometro apontasse 1mm e porque tinha chovido 1mm ...

Faz o seguinte, eu também tenho essa folha de cálculo do Exel.

A abertura da tua recolha tem 0,006362m quadrados.

Divides o número de L que caiu pela área acima e dá-te o valor em mm.

Na folha de Exel tens esses 0,006362m quadrados?
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
30nov0845.jpg


Já tinha reparado nesta mancha clara, esta manhã, que pouco tempo durou.
Um aguaceiro limpou tudo pouco tempo depois.
Estranhei que fosse neve, pois não vi nenhuma aqui, mesmo ao lado.
Foi mesmo localizado :unsure: !

Realmente parece ser uma mancha qualquer na imagem (problema da lente ou da desencriptação da imagem), isso neve não será certamente, até porque algo com essa extensão teria sido noticiado (essa mancha tem pelo menos 50km). E para ser neve ou granizo teria de haver muita acumulação para ser perceptível a tão longa distancia. Pode igualmente ser alguma nebulosidade. :unsure:
 

Pisfip

Cumulus
Registo
8 Fev 2008
Mensagens
337
Local
Batalha, Leiria
Isso situa-se +- a 450m de altitude:eek:
Normalmente uso de guia os 550m onde estão os restaurante um pouco acima de Serra de Santo António.
Quando consegues disponibilizar o video, se conseguires?
4.9ºC

Pois, o problema ta em consegui-lo...
Ah Oui! Tambem eu fiquei assim quando ela me ligou! Ela tava lá naquela altura!
 

Pisfip

Cumulus
Registo
8 Fev 2008
Mensagens
337
Local
Batalha, Leiria
Realmente parece ser uma mancha qualquer na imagem (problema da lente ou da desencriptação da imagem), isso neve não será certamente, até porque algo com essa extensão teria sido noticiado (essa mancha tem pelo menos 50km). E para ser neve ou granizo teria de haver muita acumulação para ser perceptível a tão longa distancia. Pode igualmente ser alguma nebulosidade. :unsure:

Tambem eu nao acreditava, dado ate ter conhecimento da altura daquel alto! 450m +/- Algo muito pontual e localizado. Vou tentar quinta que a minha amiga me passe o video! =)
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Desculpa a minha egnorância, mas podes explicar melhor? ...

Eu vou te explicar como fiz o meu para ver se entendes ;)

Como recolheita da chuva tenho um funil que colei com silicone a uma tampa que tapa o balde. Dentro desse balde (que protege o recipiente que depois serve para medir em litros a chuva que caiu) está la o meu medidor de líquidos para onde cai a chuva directamente através do funil.

Depois vejo quantos Litros caíram através desse recipiente (medidor de líquidos)
e divido o que me der pela área da recolheita (área da abertura do funil).

Se continuares a não perceber diz que eu tento explicar de outra forma ;)
 

mortagua

Cumulus
Registo
10 Out 2010
Mensagens
284
Local
Mendes, Pombal, Leiria (128m)
Eu vou te explicar como fiz o meu para ver se entendes ;)

Como recolheita da chuva tenho um funil que colei com silicone a uma tampa que tapa o balde. Dentro desse balde (que protege o recipiente que depois serve para medir em litros a chuva que caiu) está la o meu medidor de líquidos para onde cai a chuva directamente através do funil.

Depois vejo quantos Litros caíram através desse recipiente (medidor de líquidos)
e divido o que me der pela área da recolheita (área da abertura do funil).

Se continuares a não perceber diz que eu tento explicar de outra forma ;)

então, o recipiente tem capacidade para um litro, mas só tem marcações de 0.1, 0.2 etc. até 1,0ou seja um litro ...
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Temp. 8,5ºC
Precipitação desde as 0h - 17,2mm