Seguimento Litoral Centro - Novembro 2011



stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Sim, pelo radar e granizo de grandes dimensões, foi sem dúvida uma super-célula, a circulação na base da nuvem é logo a confirmação. :w00t:

Muito bom!!
Só agora vi as imagens...trata-se sem duvida de uma célula bem organizada.
Há pouco para N observava-se uma grande bigorna com mammatus, e muito aparato electrico associado.

Nas proximas horas as condições para este tipo de células severas mantem-se muito favoraveis, ainda para mais com a aproximação do nucçeo frio em altura, ao qual se associa uma banda de convecção muito intensa.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Vale a pena enviar os vídeos?

o movimento era claramente circular horizontal

supercelula.jpg

WOW !
Escureci um pouco uma das fotos.
Supercélula sem dúvida, wallcloud perfeita, até se vê uma pequena tail cloud acoplada ao lado direito da wall, que é por onde entra o ar.

Provavelmente a melhor foto de uma supercélula que já vi em Portugal.
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Boa tarde a todos. :)

A noite também por aqui foi animada, mas só se viam clarões para o lado de Lisboa. Apesar de um ou outro acontecerem mesmo em cima da minha casa, não dava para ver nitidamente o raio devido à nebulosidade baixa.

Ainda assim teve temporal por volta das 5 da manhã até às 5:45 aproximadamente, a trovoada era moderada, e quando aqueles "um ou outro relâmpago" aconteciam mesmo aqui por cima, os trovões eram bastante fortes.

Esta foi acompanhada de vento muito forte, granizo (não sei de que dimensões, mas tenho a certeza que era granizo porque ouvia-se a bater nos estores) e chuva intensa. Acumulados 8,4 mm durante a noite.

Não fiz qualquer registos mas de momento tenho as máquinas a carregar e estou disposto a fazer (outra) directa para registar alguma coisa que seja. :trrovao:

:thumbsup: