Seguimento Litoral Centro - Novembro 2011



criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Boa tarde, apanhei há pouco bastante trovoada e chuva forte há partida de Cacilhas, por agora chove moderadamente e o vento é moderado de SW.
Temperatura nos 15,7ºC.
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Uma primeira linha de instabilidade, correspondente à frente fria, terá já passado para leste de Lisboa, esperando-se agora uma ligeira melhoria, temporária porque já temos outra linha de instabilidade a aproximar-se pelo oeste e que deverá atingir Lisboa dentro de 60 a 90 minutos.

SAT24

meteo-fc.fr
 

Windchill

Nimbostratus
Registo
25 Ago 2008
Mensagens
935
Local
Amora (Seixal) / Pedroso (V.N.Gaia)
Uma primeira linha de instabilidade, correspondente à frente fria, terá já passado para leste de Lisboa, esperando-se agora uma ligeira melhoria, temporária porque já temos outra linha de instabilidade a aproximar-se pelo oeste e que deverá atingir Lisboa dentro de 60 a 90 minutos.

SAT24

meteo-fc.fr

Esperemos que sim porque precisamos de alguma animação aqui pela margem sul!!
 

B84

Cirrus
Registo
23 Out 2011
Mensagens
32
Local
Lisboa
Na zona de Tires/Carcavelos choveu bastante entre as 16 e as 18. Por todo lado havia inundações e em alguns sítios estava mesmo impossível de transitar. Vi zonas alagadas e cascatas onde até então não tinha visto.
 

Prates

Cumulus
Registo
23 Out 2011
Mensagens
123
Local
Póvoa de Santa Iria (100mts Alt.)
Boa tarde!!

Bom, era suposto isto acontecer?:p Por aqui chove desde as 16h30-16h45, mas começou a cair com mais força a partir das 17h15-17h0. Primeiro relâmpago visualizado e correspondente trovão às 17h05. Pelas 17h35, um grande "flash", ainda vinha eu na RL, tornou tudo branco por breves instantes. 17h40, já estava em casa, comecei a gravar, e eis que "abatem-se" dois grandes trovões, parte da rua ficou sem luz por alguns minutos, e tudo estremeceu, e uma chuvada de 20 a 30 minutos diluvial (pensei "meu Deus, tanta água":surprise:). Um verdadeiro episódio inesperado, pelo menos para mim:D:D

Sigo com chuva (muito) forte, (~)14.5ºC.

Verdade, eu vinha a sair do trabalho no Pq. Industrial do Arneiro ali ao pé do Marl, até deixei de ver com esse clarão e a iluminação pública foi-se abaixo.:surprise:
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
IC 19 inundado segundo as estradas de Portugal.



Aqui tá assim.

dsc0617rq.jpg
 

tucha

Nimbostratus
Registo
29 Abr 2011
Mensagens
704
Local
Alfragide e Olivais Norte
Grande, imensa trovoada na zona da grande Lisboa e arredores desde as 17.00 horas.`
Por voltas das 17.15, sai de Alfragide (onde grandes relâmpagos iluminavam o céu de vez em quando) fiz a Segunda circular até Telheiras (ai caiu um bem em cima de mim, eu que não tenho medo destas coisas e até gosto, assustei-me bem, afinal dentro dos carro é sempre outra emoção) sai para o Eixo norte Sul, em direçção á zona dos Olivais Norte, perto da saida para a A1 e sempre valentes relâmpagos e trovões a condizer (num deles consegui ver a estrada até uns 75 metros á frente toda iluminada).
Parece-me que esta terá sido a maior trovoada que Lisboa já sofreu este ano (e já foram várias) mas tão intensa e espectacular como esta não me recordo.
Agora e depois de um valente estrondo á coisa de 20 minutos atrás a coisa está mais calma, mas continua a chover e dado que não existe practicamente vento suponho que o espectáculo irá continuar...:)
Veremos o que a noite que ainda agora começeou nos reserva...:rain:
 

PauloSR

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2009
Mensagens
921
Local
Póvoa de Lanhoso
Citando,

A ribeira das Marianas, na Parede, concelho de Cascais, transbordou, esta sexta-feira à tarde, devido à chuva intensa das últimas horas, o que provocou inundações em mais de 30 habitações. A notícia é avançada pela Lusa, que cita o comandante dos Bombeiros Voluntários da Parede.

«São mais de 30 casas inundadas e vários carros debaixo de água. Isto está muito complicado, mas já estamos a resolver a situação», disse à agência Lusa o comandante Pedro Araújo.

Contactado pela Lusa, o vereador da Protecção Civil da Câmara de Cascais, Pedro Lopes de Mendonça, confirmou que «chuva forte causou o transbordo da ribeira das Marianas e da Alapraia [São João do Estoril]».

«As terras estão muito saturadas e quando há esta chuva intensa repentina, como esta que aconteceu eram cerca das 17:00, não há como evitar situações destas», sustentou.

Pedro Lopes de Mendonça adiantou ainda que os danos causados pelo transbordo das ribeiras, na Parede e na Alapraia, estão já a ser controlados pelos bombeiros locais, Protecção Civil e sapadores florestais.

Segundo o vereador, na Marginal a situação está «calma, apesar de o mar estar bastante agitado»​
.


in
TVI24