Seguimento Litoral Centro - Novembro 2011

dASk

Nimbostratus
Registo
7 Out 2010
Mensagens
832
Local
Moita, Setúbal
que temporal brutal que esta! acordei agora com a trovoada, vento e chuva, ambos fortíssimos. Isto não ta a chegar mais cedo que o previsto? n sei se chega a hora de almoço.. ;)
 


Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
De acordo com os ultimos dados é a precisamente a zona centro a ser mais fustigada, portanto é nessa zona que será mais densa e provavelmente de maior duração ....

Aqui na zona sul, parece ser excessiva estreita o que presumo que demore para aí cerca de 1/2 hora a passar isto para além do GFS ter cortado em 2/3 a precipitação prevista.

Sinceramente parece-me que o pós frontal poderá ser bem mais interessante do que esta frente propriamente dita !!
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
que temporal brutal que esta! acordei agora com a trovoada, vento e chuva, ambos fortíssimos. Isto não ta a chegar mais cedo que o previsto? n sei se chega a hora de almoço.. ;)

Não, está dentro do horário previsto.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
que temporal brutal que esta! acordei agora com a trovoada, vento e chuva, ambos fortíssimos. Isto não ta a chegar mais cedo que o previsto? n sei se chega a hora de almoço.. ;)

O pico da precipitação não estava previsto para a hora de almoço, mas até à hora de almoço.
O GFS, por exemplo, mostra muita precipitação na carta que diz 12h. No entanto essa precipitação prevista, refere-se às 6h que antecedem as 12h. Da mesma forma, nos meteogramas vê-se que a precipitação máxima acumulada seria no período entre as 9h e as 12h.

Ou seja, a frente está a atravessar o território no timing previsto. ;)
 

fsl

Nimbostratus
Registo
6 Ago 2007
Mensagens
708
Local
Oeiras
Acentuada descida da TEMP.

OutsideTempHistory.gif
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Bom parece que na zona lisboa a frente durou cerca de uma hora, tem sido registado precipitação na ordem dos 12 a 18 mm, o que está algo de acordo com os modelos.
Já não deve tardar muito até chegar aqui .... a dita frente !!
 

tiagof

Cirrus
Registo
30 Abr 2011
Mensagens
4
Local
Lisboa
Estou na zona de Alcântara e isto parece um rio autentico.
Só se ouve as sirenes dos carros de emergência.
Alguém sabe como vai ser o cenário nas próximas horas?
É que tenho de levar o meu avô ao médico e era bom que não fosse durante uma chuvada.
Obrigado
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Bom dia, por aqui depois de 3 picos de precipitação forte durante o início da manha continua a chover agora de forma moderada e o vento persiste moderado a forte de SW/W com rajadas. Temperatura nos 15,9ºC e em queda livre.