Seguimento Litoral Centro - Novembro 2011



FranciscoAlex

Cumulus
Registo
30 Mai 2011
Mensagens
106
Local
Torres Vedras / Sobral da Abelheira(Mafra)
Em Sobral da Abelheira/Mafra cai agora forte chuvada acompanhada de trovoada.

Pelos vistos esta zona ficou privada do espectáculo desta noite...pelo menos não dei por nada.

Confirmo porque nessa altura estava no Sobral. Eu passei lá a noite e digo que vento não faltou, dormi um total de 2 horas porque devido ao vento não voltei a adormecer, choveu um pouco e ouvi um trovão ou outro lá para as 5 da manhã. Das 11 as 13h é que a trovoada e chuva se fizeram sentir. Regressei a Torres por volta das 17h15 e a partir daí a trovoada regressa com força, no meu percurso de autocarro do Livramento-Torres Vedras vi raios com bastante frequência e de intervalo reduzido e a chuva foi forte de maneira a encher um rio que passa debaixo da estrada encher a estrada de água de maneira que o condutor teve que passar com muito cuidado, a corrente era bastante forte e sentia-se a bater no autocarro. Chegando a Torres o meu percurso até casa foi molhado e iluminado pelos relâmpagos
 

Henrique

Cumulus
Registo
28 Abr 2007
Mensagens
418
Local
Charneca de Caparica - Almada (67 m)
Boa noite, deixo aqui um pequeno resumo da noite de ontem que apesar de ter acompanhado durante bastante tempo, apenas consegui algumas fotos de jeito. O local é o miradouro dos capuchos onde fiquei a observar entre as 2:00 e as 6:00.

Não são brutais mas acho que tem sempre a sua beleza:

foto1yia.jpg


foto2xs.jpg


foto7ez.jpg


foto6a.jpg


foto4ns.jpg
 

Microburst

Nimbostratus
Registo
10 Set 2009
Mensagens
940
Local
Laranjeiro-Feijó (Almada)
Aí vem a animação! :trovao:
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Relâmpagos a S, SW a cada 5 segundos!! Também se vão ouvindo trovões!

EDIT: Relâmpagos sucedem-se a uma cadência incrível! 1 a cada 5 segundos!
 

fhff

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2010
Mensagens
886
Local
Merceana, Alenquer / Nafarros, Sintra
Está a regressar a trovoada. A passar de Sul para Norte, pelo mar. Vento acalmou. Agora regressou a chuva ligeira. Posso dizer que desde as 11 da manhã, o dia por aqui no Litoral de Sintra tem sido animado. Já vou com 43,3 mm.
 

Microburst

Nimbostratus
Registo
10 Set 2009
Mensagens
940
Local
Laranjeiro-Feijó (Almada)
Relâmpagos a Oeste, Noroeste e a Sul de Sesimbra, sinal de que agora a instabilidade deverá passar directamente pela margem sul e não apenas de raspão. Já choveu durante 5 minutos, pinga grossa, mas agora não chove nem há vento, o que é curioso dada a ventania que esteve o dia todo.

A temperatura das 18h até agora, 19h30, levou um grande trambolhão tendo descido dos 21,5ºC da altura para uns bem mais frescos 15,6ºC neste momento.
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
A frequência de relâmpagos diminuiu, no entanto estão a ser visíveis a Oeste muito mais perto. Enquanto escrevia, deu mais um com o trovão a ser audível 6 segundos depois.

A temperatura está com uma queda acentuada, sigo com 19.4ºC e 65%HR.