Seguimento Litoral Centro - Novembro 2016

• Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Bom dia, mínima de 10,2ºC mas com a humidade provavelmente a tocar os 100%, já sinto e bem o frio dentro de casa as minhas janelas pingam literalmente gotas de humidade e isso torna o ambiente bastante desconfortável.
Cenário actual por Entrecampos de céu muito nublado quase exclusivamente por Cirrostratus e mais um dia com total ausência de vento.

É uma excelente ideia, podem contar comigo no caso de surgir oportunidade :thumbsup: Fiquei realmente curioso em saber os valores de velocidade média e rajada máxima nesse local.

Basta pensar que onde eu moro, tenho por vezes nortada violenta que corresponde a vento a 50/60 km/h com rajadas perto de 100 km/h...imagina à cota 500 mts ( arredondado 486mts).Elucidativo.
Quando estiverem aqueles dias de nortada agressiva, dá um salto até ao topo da Peninha, experiência que qualquer meteolouco devia passar...

Sim consigo imaginar o potencial desse local no que ao vento diz respeito, digamos que está totalmente exposto a todos os quadrantes. Não conheço bem o local mas fazendo uma análise assim por alto os ventos de SW/W/NW e N devem reinar. Faço ideia em dias de tempestade a levar com rajadas de SW ou W até deve meter medo.

Capture1.jpg

Neste tópico criado pelo companheiro StormRic dá para se ter uma ideia do que estamos a falar, tem ali um Oceano inteiro pela frente e a uma altitude propícia a situações de vento forte.
Agora já tenho dois locais para investigar, este e a Estação da Praia da Rainha :p

http://www.meteopt.com/forum/topico/a-fabrica-do-vento.8146/

O vento na Peninha não é assim tão fácil de compreender, ou melhor, têm a sua própria dinâmica e não se pode comparar com ventos nos topos de outras serras, o quadrante mais agressivo é o N/NO sempre associado à forte nortada que ocorre entre Maio e Agosto. O StormRic apelidou e bem, como fábrica do vento, é que é isso mesmo, basta ver que a vertente norte não tem nem metade do vento que há na vertente sul, não há comparação possível.

Boas tardes,

Extremos de ontem: 9,8ºC / 16,6ºC
Extremos de hoje: 9,0ºC / 15,0ºC

T.actual: 13,3ºC
O acumulado mensal está nos 142 mm, venha o evento de amanhã, pelos vistos esta zona caiu mesmo na rifa. :rain:

Última edição:
Contribuía sem qualquer problema, mas que a estação ia passar mal, isso não tenho dúvidas. :hehe:
Há fotos(uma delas publicada aqui pelo @windchill) e vídeos(com os drones) que vê-se perfeitamente partes do telhado sem algumas telhas, por lá é demasiado agressivo.
No verão deve ser um dos únicos sítios em que se pode apanhar tanto frio, e condições meteorológicas extremas,exemplo:
Tarde de Julho, 15ºC, nevoeiro, morrinha e vento a soprar 70 km/h(imagine-se as rajadas). Algo habitual.

T. minima: 9,0ºC

Aqui em Cascais a temperatura segue nos 11ºC, mas parece estar bem menos talvez devido elevada humidade.

Eu também contribuía na boa :thumbsup: O problema é como é que organizávamos isto, é preciso alguém responsável por juntar o dinheiro, pela estação e por comprá-la e tínhamos de ver uma estação adequada ao local e aos nossos "bolsos". É bastante responsabilidade. Já várias vezes disse aqui que era boa ideia fazer, de vez em quando, crowdfunding para instalar estações em pontos fortes. Talvez pudéssemos criar um tópico para debater melhor sobre isso, o que acham?

____

Dias de Outono continuam:

Mínima: 9ºC
Máxima: 15,8ºC

Essa animação vai custar a chegar e nem todos vão a ver chegar Lisboa está na linha da frente para a ver chegar o resto será rés vês campo de Ourique...

Bem máxima quentinha hoje 17,3ºC
Mínima de 7,1ºC

Agora estão 14,1ºC a noite será amena graças as nuvens

Curioso em saber se amanha a chuva chega aqui a Setúbal ou fica na fronteira entre bons mm e 0mm

Eu também contribuía na boa :thumbsup: O problema é como é que organizávamos isto, é preciso alguém responsável por juntar o dinheiro, pela estação e por comprá-la e tínhamos de ver uma estação adequada ao local e aos nossos "bolsos". É bastante responsabilidade. Já várias vezes disse aqui que era boa ideia fazer, de vez em quando, crowdfunding para instalar estações em pontos fortes. Talvez pudéssemos criar um tópico para debater melhor sobre isso, o que acham?

Sim, cria um tópico e debatemos melhor isso, acho que havendo interesse/vontade é sempre o primeiro passo para algo...

Chove fraco.
O GFS mete bastante precipitação, quantificando, uns 25 mm. :shocking: