Seguimento Litoral Centro - Novembro 2017

Zulo

Cumulus
Registo
7 Set 2014
Mensagens
247
Local
Benfica
É no Bairro de Janeiro, literalmente onde a estação do IPMA Amadora está.

___________

Acumulado de 46 mm, o dia mais chuvoso do ano e provavelmente o dia com maior acumulado registado desde que me inscrevi neste fórum.
De salientar que acumulados diários entre 40 e 50 mm em Lisboa é raro.

Outras estações que estiveram na mesma direção de precipitação que a minha zona:

Odivelas (Famões) - 48,1 mm
Linhó - 48 mm
Rio Mouro - 38,5 mm
Belas Clube Campo - 35 mm

Aqui fica um pequeno vídeo feito com o telemóvel (péssima qualidade, tive de aumentar a luminosidade na edição), com alguns cortes, mas mostra bem a velocidade da "ribeira" da minha rua.


Sempre conheci esta zona como Venteira, a minha primeira casa(alugada há uns anos) foi ao final desta avenida, mesmo no prédio que tem uma farmácia ao lado. Não fazia ideia da estação ipma aqui ao pé (moro agora também aqui perto) mas em breve queria ver se tinha a minha própria estação.
 


StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,202
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
S de Storm... :malandro:

uxJibdi.jpg
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Tenho de fazer a defesa da CM de cascais que na 3 e 4 feira andaram a limpar as valas de drenagem e as sarjetas, e hoje com um bocadinho de chuva deu inundação nos locais habituais...

Existe demasiado lixo nos terrenos que foi arrastado com as chuvas e entope tudo novamente :(

Hoje de manhã estavam a limpar as valas na estrada da serra, na zona alta da Malveira da Serra, mas claro, ali não há inundações. :D
Aqui na freguesia tivemos inundações nos sitios habituais.
  • Manique
  • Abuxarda
  • Alcoitão
Foram coisas pontuais, menos mal.
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,162
Local
Belas
Sempre conheci esta zona como Venteira, a minha primeira casa(alugada há uns anos) foi ao final desta avenida, mesmo no prédio que tem uma farmácia ao lado. Não fazia ideia da estação ipma aqui ao pé (moro agora também aqui perto) mas em breve queria ver se tinha a minha própria estação.

Sim, é na Venteira. A estação do IPMA está um bocado escondida numa rua entre essa avenida principal e a igreja. (Havia um local tão mais fácil para colocar a estação, tipo que não existe um descampado gigante chamado Comandos da Amadora mesmo ali ao lado onde a estação de certeza que registava dados mais fiáveis, enfim...).

S de Storm... :malandro:

uxJibdi.jpg

Das melhores imagens de radar deste ano, este "gancho duplo".

Saved!
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,162
Local
Belas
36,1 mm em 25 minutos!! Forte da Casa a confirmar o dilúvio também registado aqui na Póvoa.

49,8 mm total acumulado no dia até agora.

Vêm lá mais aguaceiros, agora já de Oeste a circulação.
A estação do SNIRH, em São Julião do Tojal, registou em 15 minutos cerca de 20 mm (até sai da escala), isto supera o período de retorno de 10 anos, e acredito que o acumulado total do dia ultrapasse os 50 mm.

Basicamente quase metade do acumulado mensal feito num dia para várias zonas suburbanas de Lisboa.
 

meteocaldas

Cirrus
Registo
7 Jul 2015
Mensagens
93
Local
Caldas da Rainha
Se está assim em Peniche, então não deve demorar muito a chegar aqui e talvez se consiga um novo record para precipitação diária :-)
Hoje foi estabelecido um novo record na MeteoCaldas (registos desde Agosto de 2015):
taxa de precipitação de 158 mm/h (às 11H50)
oAzmADV.png

Quanto ao acumulado do dia, e olhando para o comparativo de estações amadoras, temos este quadro às 23H15, com as estações onde houve mais precipitação:
6VVzi7M.png

Na prática, cerca de 35% da precipitação mensal em apenas dois dias...
mas a próxima ocorrência, segundo os últimos modelos gfs de hoje, só virá daqui a 15 dias...
MwmH3EX.png

Se for como o modelo mostra... não será nada mau.
E a propósito a chuva de Peniche está a chegar agora aqui :-)

http://www.meteocaldas.com/pc/wxpstations.php
http://www.meteocaldas.com/mtp

 
Última edição: