Seguimento Litoral Centro - Novembro 2018



guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,116
Local
Belas
A quantidade de inundações em Lisboa demonstra, não só a incapacidade de escoamento, como também a saturação da maioria dos solos. Em Belas por pouco não esteve a estrada principal outra vez um rio.

29,5 mm acumulados, o que perfaz 235 mm mensais. Desde que acompanho o fórum (2015) não me lembro de um acumulado mensal tão elevado. Novembro 2018 fica como dos meses mais chuvosos dos últimos 4 anos.

Ano: 931,9 mm, se Dezembro seguir um padrão normal podemos passar dos 1k, coisa que já não acontece desde 2014. No mês homólogo desse ano, Lisboa teve mais de 300 mm acumulados, coisa que se repetiu a menor escala este ano.
 
Última edição:

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
A noite segue bastante húmida, e já se observa a formação de nevoeiro.
É bem verdade este mes de novembro que está quase a terminar foi bem chuvoso, em relação ao igual período do ano passado, pouco ou nada tinha chovido, aliás ainda andava a regar as árvores.
11.4ºC.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
A quantidade de inundações em Lisboa demonstra, não só a incapacidade de escoamento, como também a saturação da maioria dos solos. Em Belas por pouco não esteve a estrada principal outra vez um rio.

29,5 mm acumulados, o que perfaz 235 mm mensais. Desde que acompanho o fórum não me lembro de um acumulado mensal tão elevado. Novembro 2018 fica como dos meses mais chuvosos dos últimos 4 anos.

Ano: 931,9 mm, se Dezembro seguir um padrão normal podemos passar dos 1k, coisa que já não acontece desde 2014.


Ora bem, sem duvida valores espectaculares.


Galamares,Sintra: 250 mm
Ulgueira,Sintra: 240 mm
Belas,Sintra: 235 mm
Penedo,Sintra: 234 mm
Rio de Mouro,Sintra: 218 mm
Alcabideche,Cascais: 200 mm


Boas, o sentido agora é Sintra - Colares apenas.

Abraço

Obrigado!! :thumbsup::thumbsup:
 

Maria Papoila

Nimbostratus
Registo
27 Set 2011
Mensagens
1,023
Local
Ericeira
Caríssimos, Hoje no caminho do aeroporto para a praça do Areeiro, cerca das 16h, ia-me afogando. No cruzamento com avenida dos EUA estava uma poça de água tão mega grande que passava as rodas do meu pequeno Peugeot - já havia diversos automóveis avariados na via. A meio da poça senti-o dar uns solavancos. Confesso que rezei pedindo ajuda para aquele momento inesperado e imprevisível. É que, não sabia que o tempo ia piorar, com a fila de automóveis à minha frente e sempre a falar ao telefone de assuntos (chatos) de trabalho, não avistei a piscina em que me ia meter. Que surpresa terrível. Cheguei a casa ainda com as pernas a tremer. :rain:
 

WHORTAS

Nimbostratus
Registo
16 Dez 2010
Mensagens
923
Local
Barosa - Lra (29 metros)
Já em Leiria, estádio.
Nevoeiro e 12°C
dc2d2323e306e990ff92e537937300c1.jpg
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,021
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Depois de um dia cheio de trabalho, tive tempo para ver os meus resultados. E para hoje temos isto:

Charneca da Caparica:
Máx: 16,2°C
Mín: 8,9°C
Prec: 25 mm

Corroios:
Máx: 15,7°C
Mín: 7,8°C

De notar que a máxima registou-se às 11:30 e a mínima ocorreu às 3:00.

Este mês já vai com 145 mm (aproximadamente). :rain: Sendo a média mensal da Charneca de 101 mm, de acordo com o Portal do Clima, este mês foi bem acima do normal, salientando os 70,9 mm de dia 11 e os 18,5 mm de dia 21.:thumbsup:

Neste momento 9,5°C e formação de nevoeiro.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas,

Há pouco quando cheguei a casa é que percebi melhor o que realmente choveu.
Muitos terrenos a libertarem água.
Os bombeiros de Alcabideche tiveram 2 ocorrências referentes a inundações.
Muita atenção aos passeios junto às arribas, certamente que ocorrerão desabamentos na linha de costa.

No Guincho este mês acumulou 103 mm(é um valor muito elevado para aquele sitio) , aqui entre Alcabideche e Alcoitao acumulou 200 mm. Diferença impressionante em 4/5 kms, embora a diferença seja sempre acentuada.

12,1 graus
 
Última edição: