Seguimento Litoral Centro - Novembro 2019

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,445
Local
Arronches / Lisboa
Certo, foi erro de desconhecimento. No entanto, às vezes dá que pensar ao ver, nas imagens de satélite, as depressões* todas muito "encostadas" à costa: quase parece algo feito pelo homem ou algo pensado, mas não é! :lol::rolleyes:
*células
É algo muito comum em qualquer entrada, principalmente naquelas que dão uma “vassourada” na península e vão-se logo embora. :D
Neste momento, com a depressão cada vez mais distante a direção das células é NNE/SSW e já são poucas as que restam nem tocando terra.
Mais para o interior, este regime é mais chato porque as montanhas do Norte retêm as células e acaba por limpar tudo o que está a Sul desses sistemas montanhosos, daí parecer algo bem delineado.
 


Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
E que sinais.... Lá por casa já com 9°C, e 1.8 mm acumulados, igual ao do parque urbano a alguns metros.

Para a semana a previsão da estação insiste em valores finalmente um pouco mais generosos

7154d813402bf55874650a476ca111e9.jpg


Enviado do meu Redmi 4X através do Tapatalk

Neste momento não arrisco em acumulados Alex, mas é praticamente certo que será a semana mais chuvosa desde o mês de Abril a Sul do Tejo , mas hoje os modelos deram um valente corte na mesma, metendo as depressões muito mais a Norte do que vinha a ser modelado :unsure: vai ser mesmo esperar para ver :pray: Abraço my friend :thumbsup:

-----------------------

Por cá o sol hoje vai brilhando tal como previsto, e não terá precipitação, amanhã de madrugada a dita estará de volta :viva: Mínima mais baixa deste Outono , 5.4ºc :cold: Tatual : 12.7ºc
 
Última edição:

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas

Ontem à noite, com as células ainda bem activas a fazerem movimento norte-sul e estando eu perto do ponto ocidental do país, deu para acumular mais do que era suposto.
Foram 9 mm.
Acumulado mensal já vai muito bem encaminhado, 79 mm.
Logo a noite deverá chover, ou seja não devemos ter interrupção na sequência de dias com precipitação.
Sigo entao com 20 dias de precipitação consecutivos.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Boa tarde,
Hoje andei um bocado ausente, pois passei praticamente o dia todo a cortar e arrumar lenha, mas posso dizer que a madurgada foi bem fresca, com o auriol, a registar 2.5ºC de mínima.
De resto foi um belo dia de outono, com sol, até agora que ele se foi embora, e já está novamente o "congelador" ligado.
A máxima ficou pelo 18.6ºC.
 

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,401
Local
Montijo (18 m)
Boa noite

Dia soalheiro e com céu quase limpo, como já não se via há algum tempo :cool: Apesar da temperatura ter sido fresca, esteve agradável durante a tarde graças à insolação forte e à quase ausência de vento.
Alguma nebulosidade presente, em especial no quadrante oeste, que foi aumentando a partir da tarde. Amanhã já temos a chuvinha de volta ;)

Extremos de hoje: 8,2ºC / 14,7ºC

T. Atual: 12,2ºC
HR: 61%
Vento: N / 1,1 Km/h
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas,

Ha pouco registei 6,7 graus no vale da ribeira da Atrozela.
Para localizar é um vale relativamente proximo do autódromo do Estoril, neste caso nas traseiras do mesmo em pleno PNSC. Raramente passo lá embora seja perto de casa,mas hoje no treino de bike quis passar por lá e como tenho sempre um auriol na mochila,tive que fazer registo pois senti do nada muito ar frio. Está visto que tenho que lá fazer mais registos.Em poucos minutos deu para perceber que ali era mesmo o ponto mais frio daquela zona, pois assim que saia de la a temperatura subia logo umas décimas.



 

PaulusLx

Cumulus
Registo
9 Nov 2011
Mensagens
143
Local
Pipa, Carnota - Alenquer
Boas,

Ha pouco registei 6,7 graus no vale da ribeira da Atrozela.
Para localizar é um vale relativamente proximo do autódromo do Estoril, neste caso nas traseiras do mesmo em pleno PNSC. Raramente passo lá embora seja perto de casa,mas hoje no treino de bike quis passar por lá e como tenho sempre um auriol na mochila,tive que fazer registo pois senti do nada muito ar frio. Está visto que tenho que lá fazer mais registos.Em poucos minutos deu para perceber que ali era mesmo o ponto mais frio daquela zona, pois assim que saia de la a temperatura subia logo umas décimas.



Conheço bem o local!
Hoje estive com um grupo em caminhada pela Quinta do Pisão e às 9 da matina fazia um frio apreciável!