Seguimento Litoral Centro - Novembro 2019

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Mais uma vez, as frentes chegam completamente dissipadas à Margem Sul, devido ao parvalhão do Anticiclone. :facepalm:

Tenho aqui uma lista de acumulados desde o começo do mês:
- Dia 1: 1 mn
- Dia 2: 0,5 mm
- Dia 3: 1,3 mm
- Dia 4: 2 mm
- Dia 5: 0 mm
- Dia 6: 0,3 mm
- Dia 7: 0,8 mm
- Dia 8: 0,5 mm
- Dia 9 (hoje): 0,5 mm
Total: 6,9 mm :rain:

Na Margem Sul, a única zona que se tem safado "melhor" é a Serra da Arrábida, devido ao efeito orográfico, e a zona leste da Península, devido aos aguaceiros dos dias 5 e 6. De resto, os acumulados, pelo que vejo, têm sido bem abaixo do esperado pelo ECMWF! :buh:
Eu, que tenho andado aqui pela Galiza, já estou a começar a ficar mal habituado. Vou mas é para a pasmaceira meteorológica da minha zona, porque esta grande atividade ao nível de tempestades e de vento já cansa. :lmao::lol::huhlmao:

De facto, as frentes têm chegado bastante fracas. A de ontem rendeu mais no SW alentejano e W algarvio que propriamente aqui ou na grande Lisboa. Mesmo com o efeito orográfico, tenho apenas 17.7 mm na zona alta de Sesimbra. A estação do Zambujal de Baixo aqui perto está um pouco melhor mas unicamente porque dia 4 a parte mais activa passou por lá, fazendo uma diferença de cerca de 10 mm. Mesmo assim um pouco melhor que no resto da margem sul.
 


jamestorm

Cumulonimbus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
2,822
Local
Lisboa e Alenquer
Bom dia, 13ºC

Ambiente muito Outonal...
A chuva é que tem que aumentar...os ultimos dias nao foram maus por aqui. Com algumas boas descargas pontuais.

Mas ainda ontem fui ver o poço, que tem um balde descido a marcar e ainda não tocou no balde, não subiu nada...pelo contrario, tenho a sensação que desceu o nível freático desde Outubro. Preocupante, espero que aumente a pluviosidade e seja a cair bem os próximos meses!
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
O evento de vento que aí vem merece acompanhamento, até pelo facto de nao ser algo tão localizado como de costume.
Por exemplo para a Alcabideche a previsão é esta, cenário violento! Embora estejamos habituados a vendavais , são valores perigosos, havendo sempre a hipótese de superar o modelado, cá infelizmente é sempre assim...
post picture
 
Última edição:

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,446
Local
Arronches / Lisboa
Boa Tarde,
Chuva fraca por Leiria desde a hora de almoço que acumulou 2mm até ao momento. Sempre vai chovendo...
 

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,401
Local
Montijo (18 m)
Boa Tarde

A frente de ontem ainda trouxe um período de chuva moderada, mas foi curto e rápido...
Hoje sigo com céu nublado e um aguaceiro fraco até agora.

Ontem: 8,8ºC / 18,3ºC / 0,6 mm
Hoje: 9,6ºC / 16,4ºC / 0,3 mm
Um boa noite de São Martinho para todos :cheers:

T. Atual: 16,0ºC
HR: 70%
Vento: NW / 3,2 Km/h

 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,064
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Boa noite,
Depois de uma viagem longa de 4 horas, cheguei novamente à Charneca. Pelo caminho, o tempo foi melhorando, passando de chuva ligeira para céu nublado e depois algumas abertas ali na zona de Santarém, ficando depois novamente nublado (e de noite). :)

Por aqui, esta noite segue fresca, com 14,6°C e céu nublado. O acumulado de hoje é de 0 mm. Como sempre, a Margem Sul fica à margem destes "eventos" de precipitação. :rain: :angry:

Amanhã regresso aos resumos diários! ;)