Seguimento Litoral Centro - Novembro 2019

remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,318
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
Boa noite

A chuva aqui pela Póvoa tem sido sistematicamente inferior à que tem sido observada, relatada e registada noutros locais próximos. Não há de facto acumulações visíveis comparáveis. As células mais intensas têm sempre passado quer mais a norte quer mais a sul, por vezes mesmo de raspão. Ficam dois vídeos time-lapse feitos aqui na Póvoa, um antes do último sistema frontal, 2ªfeira, e outro depois, 4ªfeira. Não me tem sido possível fazer mais observações.
Acrescento apenas que nem um único trovão ouvi aqui ( e das poucas vezes que observei, também nenhum relâmpago). :intrigante::buh:



Bom dia, não sei se será bem assim a Davis da escola que falámos em tempos, está quase igual aos meus registos.

Dados da minha estação comparados com os da escola D. Martinho Vaz Castelo Branco.

O dia acordou cinzento e com chuva, 1.4mm acumulados, vai caindo uns pingos muito esporádicos de vez em quando, mínima de 12°C um pouco mais alta portanto.
445d0750aff8d178591e015e70d7c4ff.jpg
c7472ea2ec31a843e558cb33f3cc7c5b.jpg
3e9d6c829b20180edd0bc1e71c8ca76d.jpg


Enviado do meu Redmi 4X através do Tapatalk
909940f139e27583e4153b0b46194a87.jpg
 


Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Aqui a zona de Sesimbra tem sido beneficiada com este evento. Mais uma vez, esta noite a parte mais activa passou mesmo aqui por cima, parecia um comboio. O som da chuva nas janelas e no telhado durante a noite já deixou uma ideia, o radar confirmou, o pluviometro mediu: mais 13.5 mm só esta madrugada. Faz 62.3 mm só desde Domingo, bem acima do modelado. E amanhã pode chover bem outra vez. 91.7 mm este mês, a média deve ficar feita, ou próximo disso, durante o dia de amanhã.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Bom dia,
Por cá o dia começou com nevoeiro praticamente cerrado, ele formou-se ontem ainda de noite, pouco depois de ter parado de chover, em que mal se viam os candeeiros ligados das estradas, está tudo muito molhado.
 

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,396
Local
Montijo (18 m)
Bom dia

Ontem, a tarde teve boas abertas e apenas ocorreu um aguaceiro fraco ao inicio da noite, subindo o acumulado para 10,8 mm. O resto foi vê-las passar ao lado :dry:
Hoje, sigo com mais um dia cinzento e nublado. Choveu durante a madrugada e agora recomeçou a chover novamente, 0,9 mm acumulados.
Veremos como correm as próximas horas :rain:

Extremos de ontem: 11,2ºC / 16,5ºC / 10,8 mm

Mínima de hoje: 11,4ºC
T. Atual: 15,5ºC
HR: 93%
Vento: Nulo
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
É um eco amarelo a passar por aí... aqui tem sido sempre moderado a forte. Agora está a enfraquecer mas ainda não parou.

Aqui o neveoiro está a começar a dissipar-se, mas já não chove desde a tarde de ontem.
 

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,396
Local
Montijo (18 m)
Boas abertas de sol.
Não choveu mais desde o meu último post, mas vai-se vendo belas células no horizonte :)

T. Atual: 17,0ºC
HR: 71%
Vento: Nulo
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Bom dia, não sei se será bem assim a Davis da escola que falámos em tempos, está quase igual aos meus registos.

Dados da minha estação comparados com os da escola D. Martinho Vaz Castelo Branco.

Bom dia

:thumbsup: Obrigado pelos registos. Claro que confio muito mais nestes números do que na minha percepção olhando só para os acumulados na rua, mas também penso que este alto do Casal da Serra chegado à beira da encosta do vale de Vialonga pode receber o efeito do vento que é muito mais intenso aqui, incluindo o de secar o chão mais rapidamente. Nas Bragadas e Salvação, no entanto, encontrei poças bem grandes em locais abrigados. Quanto a observar as células a passar ao lado e ausência de actividade eléctrica perceptível, reitero.
Amanhã vai ser interessante o vento aqui :rolleyes:.