Seguimento Litoral Centro - Novembro 2020

Estado
Fechado para novas mensagens.
Bom dia,
Cá está a nossa amiga frente fria a descarregar com gosto! Chuva moderada a forte nos últimos 30 minutos, que acumula 2 mm até ao momento. :rain:
 
Chuva muito forte agora! :rain: :rain:
4,8 mm
 
22,4 mm :bombar:
Bela rega! :thumbsup::thumbsup: O acumulado mensal, se o dia acabasse agora, ficaria nos 47,8 mm ou 42% do valor médio mensal.
 
Boas,

Por cá rendeu 8.1mm, Novembro segue com 33.2mm

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
 
Sim, e pelo que caiu diria que o valor é corretíssimo. As estações à volta também têm valores parecidos - a NETATMO da Fonte da Telha acumulou 23,7 mm, a Wunderground da Cruz de Pau 21,8 mm. Já Vale Fetal acumula apenas 13 mm. Parece que houve aqui na zona algo que fez com que chovesse mais do que em zonas à volta, provavelmente uma célula embebida na frente fria. :surprise:
 
Valor suspeito.
Praia da Rainha - IPMA, por exemplo, acumulou 3 mm desde as 00h de hoje.
wnSNRKS.jpg
 
Por cá esta tarde, já caiu aguaceiros moderados de curta duração, pelo menos 2 vezes, os solos começam agora cada vez mais a deixar de conseguir absorver água, pois ve-se já acumulado em cima, mesmo em solos, que estão em pousio.
 

Valor suspeito.
Praia da Rainha - IPMA, por exemplo, acumulou 3 mm desde as 00h de hoje.

O registo está correcto e confirmado por cerca de 6 estações, com acumulados à volta dos 20 mm, ao longo de uma estreita faixa que entrou um pouco a sul da Praia da Rainha e seguiu pelo Barreiro e ainda com expressão ao passar a leste do Montijo (Atalaia). A frente não era longitudinalmente homogénea, há outras zonas da RLC com acumulados da mesma ordem. A análise das imagens de reflectividade do radar mostram a formação de linhas de maior actividade oblíquas à linha da frente, algumas com ecos laranja localizados. Os acumulados estimados pelo radar são claramente menores do que os efectivamente registados localmente em áreas bastante limitadas.

Acrescento que os 0,0 mm da EMA do Lavradio dificilmente podem estar correctos e quanto a Setúbal está a ter falhas de registo também. De notar também as oscilações de intensidade do vento, reveladoras da presença de células mais intensas e da irregularidade do alinhamento da frente.
 
Última edição:
Melhor que o radar, esta imagem do satélite Terra, para ilustrar as características particulares desta frente, com linhas de instabilidade muito bem delineadas e de limites abruptos no flanco NW das células:
wpMOORL.jpg


A imagem foi captada às 11h20, precisamente na altura do pico de precipitação intensa na zona do Barreiro.

Alguns exemplos de estações que registaram os acumulados destas células, pela península de Setúbal:
JZEVXCR.jpg


Há ainda outras estações com valores semelhantes ou até maiores, como Alcochete com cerca de 25 mm em 1 hora e total de 31,4 mm.

A2l2LUJ.jpg
 
Estado
Fechado para novas mensagens.