Seguimento Litoral Centro - Novembro 2021

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,021
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Boa tarde,
Dá para perceber, pela movimentação deste fórum, que a situação não está nada de especial por cá. Novembro segue uma pasmaceira e, apesar dos dias ainda amenos, as noites vão começando a ficar mais frias. Nesta semana as máximas também vão descer e no final desta semana terei já mínimas bem próximas de 0ºC. Chuva a sério é que nada - só chuviscos no horizonte, e isso não resolve nada! A situação atual está péssima, e não me lembro de ver os solos tão secos por esta altura do ano (nem em 2017)!!! :facepalm: :angry:

Durante a manhã tem havido algum nevoeiro, que tem acumulado algo num dia ou outro. Claro está, continua a ser muitíssimo insuficiente... :(

Sexta-feira, dia 12
Máx: 19,2ºC
Mín: 7,9ºC
Prec: 0,3 mm (nevoeiro)

Anteontem, dia 13
Máx: 20,8ºC
Mín: 8,3ºC

Ontem, dia 14
Máx: 20,1ºC
Mín: 8,6ºC
Prec: 0,2 mm (nevoeiro)

Hoje, dia 15
Máx: 20,4ºC
Mín: 5,8ºC

Entretanto a temperatura segue já em queda livre... Sigo com 14,2ºC e céu limpo. :)
 


Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Este tempo tem estado tão monótono, que não existe grande coisa a relatar, as noites/madrugadas são já bem frescas, já com ocorrencia de geadas fracas, e os dias tem sido bem amenos, na ordem dos 21ºC.
A campanha da azeitona, está a chegar ao fim, dos olivais tradicionais, também devido ás temperaturas mais altas, para esta época, que acelera em muito o seu processo de deterioração.
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Boa noite!
A estação do Parral, na margem sul, foi aos -1,9ºC hoje. Quando vier o frio a sério é que vai ser interessante. Tem mais potencial que Seiça!

Passou-me um pouco despercebida esta discussão acerca desta estação. Eu conheço muito bem essa região, inclusive fiz alguns registos, pois morei bastante perto, e a minha mulher trabalhou algum tempo no Calhariz, aí mesmo ao lado do Parral.

Dito isto, confirmo a 100% que essa região tem um potencial muito grande de inversões de temperatura. No Parral convergem algumas ribeiras temporárias originárias na Serra da Arrábida e na Serra do Risco. Uma delas inclusivamente vem das Marmitas do Gigante e que atravessa a estrada do Calhariz, onde observei inversões muito interessantes em várias ocasiões. Aí perto também está localizado o Vale de Alambre, onde tanto eu como o Ricardo Carvalho registámos temperaturas bem negativas no passado. Assim como o Vale da Rasca, mais para leste. Toda esta região já foi bastante discutida neste fórum.

Na minha opinião, diria que o ponto com inversões mais potente na margem sul seria na Lagoa Pequena. Mas estes registos recentes desta estação levantam a dúvida se assim será mesmo. Acontece que observei algumas inversões no Parral a passar de carro, mas nunca lá me desloquei propositadamente nos dias mais interessantes como o fiz em outros pontos. Mas que tem muito potencial, pelo que observo de pontos próximos, não tenho qualquer tipo de dúvida. Seguirei esta estação com especial atenção.

Como exercício básico, coloco aqui médias dos últimos 11 dias de algumas estações reconhecidamente muito frias, para perceber claramente que estamos a falar de um local com noites potencialmente gélidas:

Aljezur (IPMA) - Tmin média = 0.79ºC ; Tmin mais baixa = -2ºC
Seiça - Tmin média = 1.53ºC ; Tmin mais baixa = -0.7ºC
Parral - Tmin média = 1.25ºC ; Tmin mais baixa = -1.9ºC
Alvega (IPMA) - Tmin média = 1.79ºC ; Tmin mais baixa = -1.5ºC
 

Geopower

Cumulonimbus
Registo
27 Mar 2013
Mensagens
2,258
Local
Lisboa (Campo Grande); Glória do Ribatejo; Santa C
Bom dia.
Mais um dia de céu limpo com vento fraco de NE.
Panorâmica a oeste a partir do estuário do Tejo:
gjWkjA5.jpg
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,021
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Boa tarde,
Nos últimos dias tem-se notado um ligeiro arrefecimento tanto diurno como noturno, depois duma semana bem amena para o mês em questão. Hoje, apesar de as temperaturas não serem distintas das de dias anteriores, a lestada intensa tem feito com que a sensação térmica seja bem baixa, mesmo a meio do dia! :cold:

Fica aqui o registo dos últimos dias na zona:

Anteontem, dia 16
Máx: 19,9ºC
Mín: 9,5ºC

Ontem, dia 17
Máx: 18,2ºC
Mín: 8,8ºC

Agora estão 18,8ºC e céu limpo. Aproximam-se tempos mais instáveis - veremos o que acontece! :pray: :rain:
 

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,396
Local
Montijo (18 m)
Boa noite

Continua o mesmo padrão, mas a mínimas desceram consideravelmente.
O vento tem soprado em geral muito fraco de NE, temporariamente moderado durante o dia de ontem.

Finalmente já se vê sinais de mudança no horizonte :rain::cold: Vamos acompanhando a situação ;)

Terça: 8,4ºC / 18,7ºC
Quarta: 7,5ºC / 17,8ºC
Quinta: 6,7ºC / 19,3ºC

T. Atual: 14,9ºC
HR: 53%
Vento: Nulo
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,418
Local
Arronches / Lisboa
Boa Noite,
Por Leiria, tal como nas restantes regiões, sem nada para contar por estes dias porque é mais do mesmo, noites frias e dias agradáveis.
Cores de outono no seu esplendor:
fZzGvTb.jpg


Tempo de inverno na próxima semana, principalmente em termos de temperaturas. Já no que respeita a precipitação, ainda é um pouco incerto, mas não parece vir grande quantidade como seria essencial.
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,021
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Boa noite,
Na véspera do começo dum novo período de instabilidade atmosférica e de algum frio mais intenso (mas este só a partir de segunda), fica aqui o registo dos últimos dias de pasmaceira meteorológica pela zona: :sono:

Ontem, dia 18
Máx: 19,3ºC
Mín: 8,1ºC

Hoje, dia 20
Máx: 21,2ºC
Mín: 10,4ºC

Entretanto, após anoitecer e depois dum dia de céu pouco nublado e de bastante lestada, o vento diminuiu bastante de intensidade e o céu ficou muito nublado. Estão 13,8ºC neste momento. :)

A média do ensemble por aqui é de 3 mm. Não é muita coisa, mas é certamente melhor do que nada... veremos o que acontece! :pray: