Seguimento Litoral Centro - Novembro 2021



joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,435
Local
Arronches / Lisboa
Bom dia,
Ontem, a madrugada foi marcada por aguaceiros, mas durante o dia já não choveu nada. De manhã cedo, ainda apareceu um arco-íris:
bC2n6Rp.jpg


Hoje de madrugada também ainda choveu qualquer coisa.

Neste momento, céu pouco nublado e algum nevoeiro nos vales. Estão cerca de 6/7ºC.
 

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,398
Local
Montijo (18 m)
Boa noite

Madrugada bem fresquinha, com mínima de 8,6ºC :D
O dia apresentou-se pouco nublado e com vento muito fraco de N.
Nos próximos dias é bem provável que apareçam as primeiras geadas na zona leste do concelho.

Desconhecia aquela estação do campo de tiro de Alcochete. É nova ou esteve desativada? Nunca a tinha visto online... :unsure:

Extremos:
8,6ºC / 16,8ºC

T. Atual: 13,4ºC
HR: 65%
Vento: Nulo
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
10,3ºC por aqui.
Impressionante esta estação na margem sul. Alguém conhece?
V0zYR7c.png

Bemmm, interessante mesmo.
Essa estação passou-me ao lado, tenho ando mesmo afastado da meteo. :lol:
Numa breve pesquisa, parece que essa zona recebe o ar frio da ribeira de Coina na zona nascente dessa linha de água, e toda aquela parte da encosta norte da arrabida.
Pelos vistos a estação está instalada practicamente à cota da ribeira, embora esteja distante, nestas situações é indiferente a camara de ar frio da inversão varre bem toda aquela área de vale. Os 5ºC de minima absoluta de Julho, mostram muito potencial mesmo, confesso que estou surpreso, vamos ver nos meses mais frios...
Certamente que o @Jorge_scp e @Ricardo Carvalho @criz0r entre outros podem comentar isto com mais propriedade.
Uma coisa é certa, ainda ha dias a frente do autodromo do Estoril registei 17ºC, enquanto nas traseiras no tal ponto mais frio do concelho de Cascais, registei 10ºC !! Estamos a falar em 30 mts de desnivel... portanto ha por aí inversões muito potentes, e esta pode ser simplesmente mais uma. Sorry pelo longo post.
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,048
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Boa noite,

Estes últimos dias têm sido de céu limpo mas com tempo bem fresco. As temperaturas nem estão assim tão frias, mas a sensação térmica causada pelo vento de norte tem feito estes dias parecerem mais de dezembro ou janeiro do que de novembro. Ontem ainda caiu um aguaceiro de manhã, acumulando 0,3 mm, e umas pingas ao meio-dia que não renderam nada - sendo que a tarde foi de céu cada vez mais aberto. :)
Não deixa de ser interessante o contraste entre esta semana e há uma semana atrás, já que há exatamente uma semana ainda havia pessoas na rua que pareciam ter vindo da praia (de tarde ainda estava "quentinho") e hoje parece que vêm da neve... Chuva que era boa é que nem vê-la!!! :angry:

Charneca de Caparica

Ontem, dia 3
Máx: 17,9ºC
Mín: 11,2ºC
Prec: 0,3 mm

Hoje, dia 4
Máx: 17,8ºC
Mín: 9,9ºC

Agora estão 12,8ºC e uma sensação térmica de 7,3ºC devido ao vento de nordeste. :cold:
 

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,975
Local
Alcobaca (160 m)
Bemmm, interessante mesmo.
Essa estação passou-me ao lado, tenho ando mesmo afastado da meteo. :lol:
Numa breve pesquisa, parece que essa zona recebe o ar frio da ribeira de Coina na zona nascente dessa linha de água, e toda aquela parte da encosta norte da arrabida.
Pelos vistos a estação está instalada practicamente à cota da ribeira, embora esteja distante, nestas situações é indiferente a camara de ar frio da inversão varre bem toda aquela área de vale. Os 5ºC de minima absoluta de Julho, mostram muito potencial mesmo, confesso que estou surpreso, vamos ver nos meses mais frios...
Certamente que o @Jorge_scp e @Ricardo Carvalho @criz0r entre outros podem comentar isto com mais propriedade.
Uma coisa é certa, ainda ha dias a frente do autodromo do Estoril registei 17ºC, enquanto nas traseiras no tal ponto mais frio do concelho de Cascais, registei 10ºC !! Estamos a falar em 30 mts de desnivel... portanto ha por aí inversões muito potentes, e esta pode ser simplesmente mais uma. Sorry pelo longo post.

Está off... Não me parece lá muito fiável... Mas...

Enviado do meu POT-LX1 através do Tapatalk

Bom dia,

Para estudos de inversão térmica, existem soluções acessíveis (Lora).
Sonda (SHT31) : https://www.dragino.com/products/temperature-humidity-sensor/item/169-lsn50v2-s31.html
Um bom abrigo.
Exemplo: https://app.datacake.de/pd/2559bf08-9403-4a55-81df-a9b56dafeb4e
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas,

Noites ventosas não deixam baixar muito a temperatura por cá...o normal.
Minima de 10 graus.

Entretanto posso aqui partilhar que a tal estação próximo de casais da Serra(Sesimbra) que falámos por cá ( sendo que o @Tiagolco partilhou a estação), tem dados correctos e está num sítio de potente inversão. Ao início da madrugada alguns users do fórum estiveram junto à estação , e confirmaram que se trata de um valente congelador. Certamente que vão surgir informações mais detalhadas.
Para quem está fora do assunto a estação é esta: https://www.wunderground.com/dashboard/pws/ISESIM2


Hoje teve mínima de 1,2 graus pois apareceu alguma brisa que estagnou um bocado a inversão. Na próxima madrugada a coisa promete...
 

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Boas,

Noites ventosas não deixam baixar muito a temperatura por cá...o normal.
Minima de 10 graus.

Entretanto posso aqui partilhar que a tal estação próximo de casais da Serra(Sesimbra) que falámos por cá ( sendo que o @Tiagolco partilhou a estação), tem dados correctos e está num sítio de potente inversão. Ao início da madrugada alguns users do fórum estiveram junto à estação , e confirmaram que se trata de um valente congelador. Certamente que vão surgir informações mais detalhadas.
Para quem está fora do assunto a estação é esta: https://www.wunderground.com/dashboard/pws/ISESIM2


Hoje teve mínima de 1,2 graus pois apareceu alguma brisa que estagnou um bocado a inversão. Na próxima madrugada a coisa promete...
Top! Obrigado aos meteoloucos corajosos! :D

Bom dia!
Mínima acima dos 10°C também mas o dia segue fresco ainda. Apenas 13,2°C por aqui.