Seguimento Litoral Centro - Novembro 2021



"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,019
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Boa tarde,
Por aqui os últimos dias têm sido bem frescos (ontem foi o dia mais frio desde 25 de março) e hoje a madrugada foi ainda mais fria - com uma mínima de 7,5ºC. :cold:

No entanto, parece que o tempo frio é passageiro e para a semana já voltará o tempo primaveril e as máximas de 20ºC - o Verão de São Martinho, portanto. Chuva, para já, não aparece nos modelos antes das 240h, infelizmente... :facepalm:

Fica aqui o registo da passada sexta-feira:
Máx: 17,9ºC
Mín: 9,6ºC

A temperatura atual é de 15,9ºC, com vento fraco a moderado de norte e céu limpo. :)
 

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,396
Local
Montijo (18 m)
Boa Tarde

Nestes últimos dois dias, o tempo tem se apresentado límpido e bem fresco.
As temperaturas diurnas até têm sido amenas, mas com a nordestada que se tem feito sentir estamos com uma sensação que mais parece de Janeiro.
Por outro lado, o vento tem estragado as inversões durante a madrugada...

É uma tristeza chegar a esta altura do ano e não haver um único sinal de chuva no horizonte, enfim :mad:

Ontem: 8,3ºC / 17,2ºC
Hoje: 8,2ºC / 15,9ºC

T. Atual: 15,3ºC
HR: 42%
Vento: NE / 2,2 Km/h
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,036
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Boa tarde
Algumas fotos de Novembro, em jeito de despedida da chuva.:rain::sad:

Dia 1
13:15 Póvoa de Santa Iria
, quadrante Norte, após a passagem da última frente fria:
A5GcutQ.jpg

5WDpfCb.jpg


16:44 Arruda dos Vinhos, quadrante NE (Montejunto à esquerda da imagem):
OWjvaFW.jpg

8PGE5CY.jpg


17:12 Bucelas (A9 CREL), quadrante SW, nebulosidade associada à ondulação frontal mais a sul.
Ezr8Bu0.jpg


Dia 3 Póvoa de Santa Iria, o último aguaceiro que por aqui passou com arco-íris
14:32
9Fa3Jw2.jpg


14:33
DNuW4ab.jpg

JOpewC5.jpg


14:45
zDekXUZ.jpg

DVwmlFg.jpg


Dia 6 Póvoa de Santa Iria, céu limpo, vento de Nordeste
14:18
Y9yHBgy.jpg


14:26
8d43qI9.jpg


lp5Xdbl.jpg


muLWGh6.jpg
 

remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,318
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
Boas,

Noites ventosas não deixam baixar muito a temperatura por cá...o normal.
Minima de 10 graus.

Entretanto posso aqui partilhar que a tal estação próximo de casais da Serra(Sesimbra) que falámos por cá ( sendo que o @Tiagolco partilhou a estação), tem dados correctos e está num sítio de potente inversão. Ao início da madrugada alguns users do fórum estiveram junto à estação , e confirmaram que se trata de um valente congelador. Certamente que vão surgir informações mais detalhadas.
Para quem está fora do assunto a estação é esta: https://www.wunderground.com/dashboard/pws/ISESIM2


Hoje teve mínima de 1,2 graus pois apareceu alguma brisa que estagnou um bocado a inversão. Na próxima madrugada a coisa promete...
Continuo com as minhas dúvidas, mas vamos aguardar mais informações

Enviado do meu POT-LX1 através do Tapatalk
 

Mammatus

Nimbostratus
Registo
27 Dez 2019
Mensagens
1,122
Local
Barreiro (actual) / Lisboa
Boas,

Noites ventosas não deixam baixar muito a temperatura por cá...o normal.
Minima de 10 graus.

Entretanto posso aqui partilhar que a tal estação próximo de casais da Serra(Sesimbra) que falámos por cá ( sendo que o @Tiagolco partilhou a estação), tem dados correctos e está num sítio de potente inversão. Ao início da madrugada alguns users do fórum estiveram junto à estação , e confirmaram que se trata de um valente congelador. Certamente que vão surgir informações mais detalhadas.
Para quem está fora do assunto a estação é esta: https://www.wunderground.com/dashboard/pws/ISESIM2


Hoje teve mínima de 1,2 graus pois apareceu alguma brisa que estagnou um bocado a inversão. Na próxima madrugada a coisa promete...

A ver vamos se essa mínima não será batida antes da meia-noite, é que vai bem lançada desde o pôr do sol e por enquanto o vento é nulo.

sesimbra.png


sesimbra1.png
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Continuo com as minhas dúvidas, mas vamos aguardar mais informações

Enviado do meu POT-LX1 através do Tapatalk

Então?
Aqueles registos entram no âmbito de climatologia local / microclimas , mais que olhar para registos é sempre importante ver o terreno onde as estações estão instaladas. Isso explica muita coisa, fora a dinâmica de cada inversão.
Os vales do sopé da vertente norte da Arrábida são gelados, são autênticos geradores de frio, há estudos, há registos de alguns users cá do fórum.
 

remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,318
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
Então?
Aqueles registos entram no âmbito de climatologia local / microclimas , mais que olhar para registos é sempre importante ver o terreno onde as estações estão instaladas. Isso explica muita coisa, fora a dinâmica de cada inversão.
Os vales do sopé da vertente norte da Arrábida são gelados, são autênticos geradores de frio, há estudos, há registos de alguns users cá do fórum.
Vejo aí uma estação na aldeia da piedade com 11°C

Enviado do meu POT-LX1 através do Tapatalk
 

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Vejo aí uma estação na aldeia da piedade com 11°C

Enviado do meu POT-LX1 através do Tapatalk
Não dá para comparar uma estação instalada em meio urbano com outra instalada num meio mais rural (e mais exposta a inversões fortes).
O meu irmão costuma fazer escalada em Sesimbra e ainda hoje me dizia que apanhou um frio descomunal ao passar pela planície a norte da serra.

No início ainda duvidei dos valores desta estação mas depois de pesquisar melhor sobre os microclimas desta região já acredito.