Seguimento Litoral Centro - Novembro 2022



StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,388
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Acumulados na rede IPMA de ontem na RLC:

QL8fIJR.jpg


Acumulados aqui na zona, linha de colinas baixas na margem ocidental do estuário do Tejo, foram modestos, como é habitual em situações de nuvens baixas e circulação do quadrante Oeste. As nuvens são interceptadas nos montes de Loures, Vialonga, etc.
Estes acumulados são a estreia do mês de Novembro. Entre parêntesis os valores de Outubro.

5,8 mm Vialonga (Morgado) (106,7 mm)
4,8 mm Póvoa de S. Iria (Escola) (61,0 mm)
3,2 mm Meteo Santa Iria ( 71,9 mm)
1,5 mm Estacal (Santa Iria) (92,7 mm)
1,0 mm São João da Talha (83,1 mm)

Estes acumulados são semelhantes aos de Lisboa - Gago Coutinho, na mesma linha.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,678
Local
Aveiras de Cima
Boas!

Hoje o dia com uma cara totalmente diferente de ontem, enquanto ontem o dia foi de chuvisco/chuva fraca quase constante, hoje amanheceu com muito Sol e apenas algumas nuvens altas. :cool:

Ontem Rio Maior terminou o dia com 18,4mm! :rain:
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas!
Que contraste com o dia de ontem! Está um solão espetacular.
O acumulado de ontem ficou-se pelos 14,4 mm por Carnaxide. Bem bom!

Boas,
Diz-me uma coisa, aí onde vives a "serra de Carnaxide" também potencia a precipitação orográfica?
Confesso que nunca vi as altitudes dessa zona e não tenho bem a noção da aproximação desse pequeno relevo junto à malha urbana.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,388
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Boas,
Diz-me uma coisa, aí onde vives a "serra de Carnaxide" também potencia a precipitação orográfica?
Confesso que nunca vi as altitudes dessa zona e não tenho bem a noção da aproximação desse pequeno relevo junto à malha urbana.

A Serra de Carnaxide atinge alguns metros acima dos 200 mm. Costuma potenciar a precipitação que cai na zona da Amadora, com circulação que tenha alguma componente Sul.
Semelhante à Serra de Monsanto em altitude, mas não tem o coberto florestal desta.
Fazia falta uma estação nos topos destas colinas, são os relevos > 200 m mais próximos da costa Lisboa-Oeiras.
 
Última edição:

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,077
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Boa tarde,

Depois dum dia em que o chuvisco só parou às onze da noite, depois de render quase o dia inteiro (acabou por acumular 8 mm na estação NETATMO mais próxima), o dia de hoje foi soalheiro e bem ameno, com uma máxima superior a 20ºC. :w00t:

Entretanto a temperatura já está em queda livre, tendo a mínima sendo batida em grande parte das estações em redor (tirando aquelas que tiveram alguma inversão térmica de madrugada). Sigo com aproximadamente 14ºC por aqui. :cold: