Seguimento Litoral Centro - Novembro 2022

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,175
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
47iVYGz.gif





Aviso MeteoPT.com
As observações e os dados meteorológicos registados neste tópico são apenas de consulta e dizem respeito a situações observadas por membros do Fórum MeteoPT.com, não estando oficialmente validadas.
Os dados aqui publicados são da exclusiva responsabilidade de quem os publica; para dados oficiais consulte os produtos do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
 


Stormlover

Cumulus
Registo
31 Jul 2018
Mensagens
277
Local
Loures / costa de caparica
Dia fresco com alguma nebulosidade em Loures.
Aqui deixo algo que me deixa muito feliz, os campos aqui em Loures têm finalmente água, em algumas zonas estão saturados e com algum alagamento, situação normal e de carácter quase anual, mas que não tinha acontecido no inverno anterior.

 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,015
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Boa noite,
Outubro acabou com mais de 80 mm em estações próximas, portanto claramente acima da média mensal. A segunda metade do mês nem foi nada má, pois foi acompanhada de instabilidade, chuva e até mesmo trovoada forte (um contraste entre a primeira quinzena, muito quente, seca e poeirenta). :calor:

Novembro, ao contrário da segunda quinzena de outubro, parece não trazer boas novas no que toca à precipitação para a zona (pouco vai chover nos próximos tempos), no entanto trouxe o tempo característico desta altura do ano. Os últimos dias têm sido muito mais outonais e agradáveis, com máximas abaixo dos 20ºC. Neste momento a temperatura já está abaixo dos 14ºC nas estações mais próximas. Já tinha saudades disto! :cold:
As diferenças não parecem ser grandes, mas têm me saltado à vista só pelo facto de sistemáticamente teres menos 2 a 5 mm a menos que a vizinhança, e às vezes nem chega a tanto, mas a diferença é ou quase sempre para menos em relação às outras estações. Mas sem stress, nem sempre se consegue instalações perfeitas. Eu por exemplo não tenho estação pelo facto de não ter condições mínimas para a ter, tenho apenas um sensor Auriol ao nível do 3ºandar. Bons seguimentos!
A Península de Setúbal tem variações climáticas importantes, mais do que muita gente pensa. Enquanto as zonas mais a oeste da região (Monte da Caparica, Charneca de Caparica, Arriba Fóssil, etc.) recebem mais de 700 mm anuais, há zonas no Vale do Tejo (Montijo, Alcochete, etc.) que recebem menos de 550 mm anuais. Também existem diferenças importantes entre a encosta norte da Arrábida, que recebe em alguns locais mais de 900 mm, e a encosta sul, que recebe menos de 600 mm. O centro de Setúbal também está entre as zonas mais secas, mas infelizmente a estação do IPMA está localizada na zona da Baixa de Palmela, ou seja, numa zona bem mais chuvosa (ainda assim, muito menos que Palmela). :shocking:

Portanto, este tipo de variações entre um local e outro, dadas as características da nossa zona, nem são assim tão anormais. Uma diferença de poucos quilómetros por vezes pode ser suficiente! :surprise:
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,175
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Boa noite,

Primeiro dia de novembro aqui pela lezíria bastante ensolarado e ameno, com a máxima a chegar aos 20,9 ºC.
Ao final da tarde, que chega agora já muito mais cedo, soprava um vento gelado que me fez, pela primeira vez este outono, ter de usar um gorro. Saudades! :D

15 ºC é a temperatura atual.
 

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,396
Local
Montijo (18 m)
Boa Tarde

Novembro começa com descida gradual de temperaturas, para valores abaixo dos 20ºC pela primeira vez neste outono :)
O céu tem se apresentado parcialmente nublado, em especial por nuvens altas.
O vento praticamente desapareceu, o que tem permitido inversões durante a madrugada.

Amanhã vamos ter mais uma frente, venha ela :D

Outubro terminou com 31,5 mm (-25,8 mm), muito abaixo da média, mas ótimo ao trazer o tão esperado alivio da seca :thumbsup:
Foi um mês típico de transição, com 1ª quinzena de verão e temperaturas quase a tocar os 30ºC, seguido de uma 2ª quinzena mais fresca e outonal, com boa instabilidade :)
O destaque vai para estes dois sábados anteriores, em que tivemos fortes linhas de instabilidade que trouxe chuvas intensas e alguma trovoada, causando inundações que já não via há algum tempo.

Extremos de ontem: 12,2ºC / 19,2ºC
Mínima de hoje: 10,1ºC

T. Atual: 19,0ºC
HR: 60%
Vento: Nulo