Seguimento Litoral Centro - Novembro 2022

Boa noite,
Chove como não me lembro de alguma vez ter visto por estas bandas... As ruas encontram-se alagadas por aqui.
A alcançar a meta dos 40mm!

Tal como já tinha mostrado no Litoral Norte o seu potencial para células fortes, esta frente trouxe-as também aqui para a Regiâo Oeste.
E os ecos laranja passaram mesmo sobre a Batalha...
K0ZJ7qo.jpg

... a caminho das Serras da Cordilheira Central:
48ClPKe.jpg

Não tenho a certeza de estas células serem já a primeira frente fria, podem ser células pré-frontais.
Para amanhã, lá vem a segunda frente:
SkArJIk.gif

Meteo Batalha apanhou em cheio aquela sequência de células: 31,8 mm em menos de uma hora!

Boa noite,
Chove como não me lembro de alguma vez ter visto por estas bandas... As ruas encontram-se alagadas por aqui.

Fica aqui o registo da estação :palmas:

Hm955M7.jpg

À passagem em Alcobaça, a estação Aljubarrota já registara 19,6 mm também em menos de uma hora, mas as células intensificaram-se na continuação para o interior/nordeste.

A IPMA Alcobaça confirma estes valores: 21,9 mm na hora das 22h às 23h!

Última edição:
Meteo Batalha apanhou em cheio aquela sequência de células: 31,8 mm em menos de uma hora!

Fica aqui o registo da estação :palmas:

Hm955M7.jpg

À passagem em Alcobaça, a estação Aljubarrota já registara 19,6 mm também em menos de uma hora, mas as células intensificaram-se na continuação para o interior/nordeste.

A IPMA Alcobaça confirma estes valores: 21,9 mm na hora das 22h às 23h!
Obrigado por partilhares os dados da minha estação. Foi sem dúvida um registo pouco comum por este local.

Obrigado por partilhares os dados da minha estação. Foi sem dúvida um registo pouco comum por este local.

Boa noite,

Quando puseste esta mensagem saltou-me logo o alarme (durante algum tempo não estive a seguir o radar, ocupado pelo trabalho).
Observadores atentos e estações em tempo quase real é mesmo o melhor de um seguimento
Tinhas acabado de presenciar os 21 mm em 20 minutos, das 22:29 às 22:49, que a tua estação registou, e o radar lá estava para o confirmar. Não estava nada à espera que esta frente gerasse tais células a esta latitude (já o tinha feito no Norte, mas não com tanta intensidade). Aliás, nos registos horários do IPMA escapou-me os 9,1 mm de Cabo Carvoeiro na hora anterior, porque até então os acumulados eram relativamente modestos e de acordo com o esperado. Era um aviso de que tinham entrado células com grande potencial.

v6CZR6i.jpg
ubehykN.jpg

vai chovendo moderado agora :rain:

Novamente, mesmo de raspão aí por Coruche, a frente produziu células localmente intensas:

hmaxifC.jpg
D7x8pQT.jpg

E continuaram a gerar-se nessa zona pelo menos por mais uma hora:
tRYDvxZ.jpg

A frente, hoje, já tinha deixado acumulados significativos, na península de Setúbal, especialmente numa faixa passando por Seixal, Barreiro, Moita e Alcochete:

0rsH1v5.jpg

Última edição: