Seguimento Litoral Centro - Novembro 2023

Em Santa Cruz final de tarde com céu nublado com abertas. Vento moderado de NW com rajadas.
Registo a norte:
20231104_183547.jpg
 
Última edição:
Boa noite

O destaque de hoje foi mesmo o vento, que soprou novamente com intensidade e por vezes com rajadas fortes.
A frente e a instabilidade pré-frontal apenas trouxeram alguns chuviscos "intensos", que só molhavam o chão, não deu para acumular nada :hmm:
Após a sua passagem no inicio da tarde, o céu abriu gradualmente e o sol reapareceu, mas o vento continuou a soprar bem até final do dia.

Nos próximos dias e até meio da semana, deveremos ter uma breve pausa na chuva, com possivelmente a chegada das primeiras mínimas abaixo dos 10ºC e tardes a manterem-se amenas. Será o verão de São Martinho? :D

Extremos de hoje: 17,6ºC / 20,3ºC (mínima até agora é a t. atual)

T. Atual: 17,6ºC
HR: 53%
Vento: NW / 9,7 Km/h
 
A estação da Netatmo aqui mais perto fica em Alenquer, mas mais a sul e já com uma influência um pouco diferente da daqui do Alto Concelho de Alenquer. A estação que ficava mais perto esta desativada...e passo então a seguir a de Alenquer - vila. Sendo assim há um acumulado de 3,47mm durante o dia de hoje, mas eu acho que por aqui choveu mais que isso. O vento tem sido uma constante e chegou mesmo a ter rajadas fortes.
 
Boa tarde!
A frente de hoje rendeu apenas 3 mm. Já chegou algo quebrada e houve chuva fraca a moderada entre as 10h e as 13h30, sensivelmente.
Rapidamente as abertas surgiram e já em regime de pós-frontal fraco.
Vento moderado a forte de SW durante a madrugada e manhã, com rajadas intensas.
Temperatura em descida para os atuais 15,7ºC.

Desde que Novembro começou, o dia 1 foi o mais chuvoso com 20 mm acumulados! Os aguaceiros, por vezes fortes, do dia 2 renderam mais 10,9 mm!
Ontem, os aguaceiros já foram mais fracos e o acumulado foi de 3,6 mm.
Portanto, em 4 dias, por aqui já existe um acumulado total de 37,5 mm!

Outubro terminou com um incrível acumulado em apenas 15 dias: 208,3 mm (dados da estação WU mais próxima).
Por curiosidade, outra estação WU no centro da cidade registou um total de 221,4 mm.
 
Última edição:
Boa noite,
Como já foi dito por outros membros do fórum, pela região aquilo que efetivamente se nota nesta tempestade Domingos é a intensidade do vento e a ondulação marítima, porque se for pela precipitação foi bem fraquinho. :unsure: A frente já passou pela Península de Setúbal em fase de dissipação e houve até algumas zonas que nem acumularam nada. A minha zona até foi das que acumulou mais precipitação, devido a um aguaceiro que caiu imediatamente após a passagem da frente, elevando o acumulado diário para os 4,6 mm definitivos. :rain:

Ontem de madrugada também caíram alguns aguaceiros pós-frontais, acumulando 0,5 mm. Novembro segue por aqui com 21,1 mm e, vendo pelas previsões, esta primeira quinzena do mês de novembro só deverá acumular mais uns 10 mm no máximo com a passagem de superfícies frontais em fase de dissipação. Esta sinóptica de circulação de noroeste com o Anticiclone dos Açores posicionado à latitude do Estreito de Gibraltar, na zona dos Açores, só beneficia mesmo as regiões do noroeste do país. :buh: Será necessária uma tempestade bastante potente no Atlântico para quebrar este padrão, algo do género de dezembro de 2009 ou fevereiro de 2018, o que este ano até pode acontecer com mais probabilidade visto que a água do mar está anormalmente mais quente do que o normal. A ver vamos! :pray:
 
Boa noite,
O tópico hoje do Litoral Centro esteve calmíssimo, e por motivos óbvios. Enquanto zonas mais a norte e até mais a sul levaram com o pós-frontal, o pós-frontal do Domingues aqui na zona passou em grande parte ao lado. :sono: O acumulado de hoje foi literalmente de 0 mm.

Foi um dia típico de novembro, com uma temperatura outonal e céu pouco nublado, com alguns períodos de maior nebulosidade. A máxima foi de 19,0ºC e a temperatura atual é de 13,0ºC. :)