Seguimento Litoral Centro - Novembro 2023

Pelo Bombarral alguns pingos pela manhã mas...e estou um pouco céptico quanto à verdadeira precipitação de tarde a sul da zona de Caldas da Rainha, a ver vamos :thumbsup:
Sim, para sul só à força da persistência dos chuviscos lá se vai acumulando uma ou outra décima em alguns locais, mas o sistema frontal há-de passar e trazer algo mais consistente, sem que isso seja evidente no radar:

XnJ3FOk.png


psPCkdO.png


fSkmwoO.png


3mEmUJs.gif
 
Tarde bem outonal aqui por Rio Maior, com céu encoberto, nevoeiro alto e períodos de chuva fraca.

Acumulados na estação que uso como referência 3,8mm. :rain:
 
Última edição:
Boa tarde,
Ontem, depois da minha mensagem, ainda caiu mais um aguaceiro, elevando o acumulado diário para os 2,2 mm. Foi um dia já bem invernal, com uma mínima de 8,5ºC e uma temperatura média diária de 13,4ºC. Para ter um contexto do que é que isto significa, veja-se o gráfico das temperaturas médias deste ano até ao momento: :cold:
i9b38WCh.png

Foi literalmente a temperatura média mais baixa desde o dia 22 de março. A queda de temperatura média nos últimos tempos também não deixa de ser impressionante - passámos do verão diretamente para o inverno em poucas semanas... :surprise:
_________________________
Até ao momento o dia tem sido acompanhado de alguns borrifos, pingas grossas e alguns chuviscos, acumulando um total de 0,2 mm até ao momento. Devido às frentes quentes associadas a uma superfície frontal que nem sequer deverá passar por Portugal devido ao posicionamento do Anticiclone dos Açores, a temperatura hoje tem sido bem mais amena e segue nos 17,3ºC neste momento. O céu tem-se apresentado muito nublado ao longo do dia e a humidade relativa bastante elevada, com uma mínima diária de 76%. :hehe:
Esta noite parece que vamos ter alguma chuva por aqui. As últimas previsões apontam para uns 5 a 7 mm na zona, mas só vendo. :pray: :rain: A partir de amanhã vai ser a pasmaceira total pelo menos até ao final do mês, que até ao momento segue com apenas 24,4 mm,- com dias de rio atmosférico que pouco ou nada trarão para esta região, humidades relativas elevadas e temperaturas mais elevadas do que o normal para esta altura do ano. E mesmo depois do rio atmosférico acabar, supostamente na segunda metade do mês, não há qualquer previsão de tempo mais invernal à vista. Não sei não mas isto parece mesmo uma repetição de fevereiro de 2020 se descontarmos os primeiros cinco ou seis dias deste mês... :facepalm: