Bom dia,
Como eu disse há uns dias, estes dias têm sido uma pasmaceira autêntica, com pouca ou nenhuma chuva a chegar a estas zonas visto que é tudo bloqueado pelo Anticiclone dos Açores, localizado ao largo da Madeira, ao mesmo tempo que as temperaturas são geralmente mais elevadas que a média para esta altura do ano. A única zona beneficiada com este anticiclone a sudoeste de Portugal Continental é o noroeste peninsular:
Apesar de no último mês terem basicamente caído 200 mm por aqui, o solo ainda não está em capacidade de campo - o que diz bastante sobre o estado de secura em que se encontrava a terra antes da chegada da precipitação, a 13 de outubro. Em todas as poças de água que surgem fora da estrada a água acumulada geralmente desaparece em pouquíssimo tempo, e os mapas do IPMA acerca da capacidade de retenção de água dos solos confirmam esta situação. Será necessário pelo menos um dezembro chuvoso para que a zona atinja a capacidade de campo, e no caso do Alto Sado seria necessário mesmo um inverno chuvoso para que a região atinja a capacidade de campo (penso que tal já não acontece há nove anos).
Regressando à minha zona, por aqui ontem ainda caíram 0,7 mm resultantes de uma frente quente em fase de dissipação avançada.

Eu pessoalmente não estava à espera que sobrevivesse até chegar aqui mas pelos vistos os restos ainda cá chegaram. Hoje o dia tem sido húmido e com céu nublado a pouco nublado, tal e qual como os anteriores. A temperatura atual é de 20,3ºC.