Foi assim a viagem até à Peninha, anteontem, 4ª dia 15.
Pode-se ter uma melhor visão geral do céu e do contraste com a chegada repentina do nevoeiro à Serra.
São 7 minutos a velocidades médias de 500 a 1100 Km/h.
Viagem de Loures até ao Campo Grande via A8/Calçada de Carriche/Av. Padre Cruz sempre sem nevoeiro, apenas céu nublado. Ao chegar ao Campo Grande nota-se a presença de alguma neblina.
Nas altitudes de Alvalade, nevoeiro mais considerável, mas ainda longe de se comparar com aquele que esteve aqui presente na terça-feira passada.
Boa tarde,
Continuam os dias húmidos e amenos de novembro. Hoje o nevoeiro persistiu bem, até por volta das duas da tarde, e só agora há pouco é que começou verdadeiramente a limpar. Sigo com 18,3ºC e sol neste momento.
Os gráficos mensais até à data, da estação WU Morgado de Vialonga e da Meteo Santa Iria da Azóia, descrevem bastante bem o que tem sido o Novembro até agora:
Nos últimos dias as eólicas imobilizaram-se a maior parte do tempo.
Hoje, o nevoeiro, que mesmo levantado deixou uma neblina espessa, reduziu consideravelmente a insolação.
A situação anticiclonica nesta altura do ano traz uma redução substancial do potencial gerador das energias alternativas, eólica, solar e, se continuar por muito tempo, hídrica.
As máximas a chegarem aos 23ºC/24ºC cedem agora à diminuição da insolação. A máxima do mês deve estar feita nesta zona, mas ainda pode haver alguma surpresa nos próximos dias antes da entrada do Nordeste:
24,9ºC Vialonga
24,2ºC Meteo Santa Iria
23,2ºC Estacal de Santa Iria
22,6ºC Portela da Azóia
Nas mínimas nada é definitivo, espera-se mesmo uma descida significativa.
Também o acumulado de precipitação deve estar fechado até ao fim do mês, esperemos que não mas os dois modelos ECMEWF e GFS praticamente nada mais metem de chuva, apenas ligeiras décimas se podem prever de eventuais nevoeiros e orvalhadas.
31,8 mm Vialonga
25,2 mm Meteo Santa Iria
30,5 mm Estacal de Santa Iria
26,0 mm Portela da Azóia
Vistas para Vialonga hoje, quase ao pôr-do-sol:
O Monte Serves (351m) domina o vale com a urbanização a subi-lo até meia encosta. As neblinas já pairavam às altitudes mais elevadas.
As neblinas e nevoeiros têm seguido uma tendência mais para os vales do que para os cimos, o vale do Tejo tem apresentado nevoeiros matinais espessos mas daqui da Póvoa os montes também ficam ocultos, como é o caso neste momento.
Os estratos passam a rasar a caminho do Tejo, de WNW. Para Leste já nada se vê da baixa da Póvoa e da lezíria, para Oeste nada se vê dos montes, mas aqui no bairro o nevoeiro ainda não se instalou.
Boas,
Foi difícil o nevoeiro levantar hoje em Lisboa. No entanto, por volta do meio dia, desde o Terreiro do Paço era visível céu limpo para os lados da foz do Tejo. A imagem de satélite confirma que a partir da zona de Belém já não havia nevoeiro.
Imagem de satélite:
Nestes últimos dias, nevoeiro a proporcionar cenários deslumbrantes desde as alturas.
Aqui a pouco menos de 1 km do Rio, é sempre o mesmo todas as manhas, como hoje, mas é nevoeiro sem frio, algo estranho...
Nevoeiro...e 17 graus!!!
Depois anda-se um 1 ou 2 kms, em direção ao Aeroporto...e tudo desaparece!!!
Ceu azul, e nada de Fog!!!
Boa noite.
Mais um dia de húmido aqui por Almada velha, nevoeiro até à hora de almoço e parece que amanhã vai ser mais do mesmo, pelo menos ele já ronda por aqui .