Uns agradáveis 20ºC por aqui, que em algumas zonas da AML até chegam aos 22ºC/23ºC e um céu azul com sol forte, depois de uma madrugada e manhã carregadas de nevoeiro.
É inegável que sabe bem, é aproveitar enquanto as temperaturas não começam a descer, especialmente à noite.
Cerca das 11h o nevoeiro começou a levantar.
Na 2ªcircular, zona do aeroporto, ainda se mantinha pelo meio-dia:
Antes, em Vialonga, ainda se mantinha nas cotas a partir dos 120m (vista desde Santa Iria):
Deve ter sido numa zona mais elevada porque por aqui o sol basicamente não se viu o dia inteiro e a temperatura não superou os 15,4ºC durante o dia. Há dois dias que não vejo o sol, e o nevoeiro deverá continuar bastante persistente por esta zona até amanhã à tarde, quando começar a entrar a massa de ar continental mais seca e fria.
Tempo entre o descoberto e o coberto por nevoeiro, aqui pelo Oeste.
Uma nota à parte: Faz hoje 40 anos das tremendas cheias que afectaram a AML (Loures, Oeiras, Cascais, Sintra, T.Vedras, Oeste, etc.). Por curiosidade, visto que tenho os dados da estação de Colares (IPMA) desde 1970, fui ver os valores de precipitação: 170 mm acumulados no dia 19/11/1983. O acumulado do mês, até esse dia já ia em 219 mm. O total do mês ficou em 455 mm!!
Um dia trágico e impressionante. Apesar de ter apenas 8 anos, lembro-me bem desse dia.
Por aqui tem sido mais uma manhã de nevoeiro constante. Hoje nota-se que o nevoeiro não está tão espesso visto que se nota a luminosidade solar por detrás das nuvens baixas, o que ontem não era visível - veremos se a coisa dissipa ao longo do dia. Para já sigo com 15,0ºC, vento nulo a muito fraco e humidade relativa de 98%.
O nevoeiro ao longo da semana acumulou 1,6 mm, devido à condensação de humidade no pluviómetro. Novembro segue com 33 mm, muito abaixo da média mensal.