Seguimento Litoral Centro - Novembro 2023

Meus amigos, isto hoje foi o caos aqui pelo menos pela minha zona...
Hoje foi dia de teletrabalho (felizmente!!!) e quando fui à rua as 9 da manha para beber o meu cafe matinal já apanhei uma boa chuvada, mas depois à maneira que a manhã ia avançando cada vez chuvia mais e mais, e o as rajadas de vento de vez em quando até metiam medo...ouvia-se o vento literalmente a uivar!!
Quando se chegou à hora do almoco, que vou sempre comer fora, era o diluvio total, este ano ainda nao tinha visto tal coisa, chovia de uma forma torrencial e sem parar...!
O restaurante que costumo ir é assim fracote de estrutura, é muito simples, e acho que todos estavamos com medo lá dentro que aquilo se desintegrasse tudo..e voasse..medonho!
Era tanto lençol de agua aqui pelo bairro e tanta agua em todo o lado...!
Este ano definitivamente ainda nao tinha visto nasa assim, acho que foi bem pior do que o Ipma poderia prever, pelo.menos aqui...
Depois ai pelas 17 horas acalmou tudo e agora, chove fraco, ficou muito mais frio, 11 graus agora com 96% de HR...
Era para ter ido à Praça do Comercio ver a inauguração das luzes de Natal, havia concerto e fogo de artifício mas ainda bem que nao fui, porque estava muito desagradavel e ate porque, devido ao mau tempo foi tudo cancelado!!
Que dia o de hoje, vai ficar para a historia, aqui em Lisboa!

Enquanto continua o fluxo de sudoeste tropical, com as depressões ainda a tentar escapar-se para nordeste antes de ficarem bloqueadas pelo anticiclone, vai avançando para sul a massa de ar frio, da qual o bordo frontal está representado por aquela linha de células:

Al9X4Ge.png

VwjQi6Z.gif

pAkTnri.png

Enquanto continua o fluxo de sudoeste tropical, com as depressões ainda a tentar escapar-se para nordeste antes de ficarem bloqueadas pelo anticiclone, vai avançando para sul a massa de ar frio, da qual o bordo frontal está representado por aquela linha de células:

Al9X4Ge.png

VwjQi6Z.gif

pAkTnri.png
Vêm direitinhas ao Porto.

Por Samora, falei com a minha mãe há pouco que me disse que hoje tem chovido como se não houvesse amanhã.
Três das estações amadoras à volta seguem com acumulados bastante significativos: VFX (47,5 mm), Salvaterra (59,41 mm) e Santo Estêvão (63,2 mm).

Lezíria do Tejo bem regada hoje! :)

Boas pessoal,

Um autentico dia de Inverno em pleno Outono.

Começou a chover a partir das 04h54, estando o acumulado em 39,1mm.
Temperatura máxima de ↑20.8°c e a mínima de ↓11.7°c.
Pressão mínima chegou aos 997,4hPa
O vento predominante do quadrante SW até às 13h20, rodando para N em definitivo pelas 17h00, o que indica temperatura baixa para os próximos dias.
Velocidade (Máx) do vento 34.9 km/h
Rajada (Máx) 43.9 km/h

Última edição:
Dia de muita chuva pelo litoral sintrense. Passei no Carvalhal (Cheleiros), pelas 17H30, e o Lizandro já tinha galgado as margens. De manhã mal beijava as margens e corria fraco. Impressionante.
Tive de retirar a minha estação "do ar" e não tenho dados hoje.