Seguimento Litoral Centro - Novembro 2024

A célula de Alpiarça continuou na direcção NNO, passou em Fátima onde ainda manteve o eco vermelho, e agora já em Leiria diminuindo de actividade.
Ainda pode chegar à Figueira da Foz.

Rad-Fátima_20241114-1905.webp
Rad-Leiria_20241114-1920.webp

Seguindo o rasto daquela linha de instabilidade, encontrei uma estação WU em Santo Estêvão com acumulado total de 46,5 mm e logo a seguir, a norte, 20,8 mm em Vila Nova de Santo Estêvão.

Santo Estêvão vinha a acumular moderadamente desde as 14:10 até às 15:49, totalizando 8,1 mm. A partir desta hora, e em apenas 10 minutos, o acumulado sobe para 30,2 mm !!
São 22,1 mm em 10 minutos, dos quais uns incríveis 13,7 mm em 5 minutos. Continua muito forte e nos 5 minutos seguintes acumula mais 6,1 mm e 6,4 mm em 4 minutos, finalizando o acumulado total às 16:19. Assim, em meia hora foram 38,4 mm !

Na outra estação, no campo de golfe, os 20,8 mm foram distribuídos ao longo de cerca de duas horas.

Mais a norte ainda, Foros de Salvaterra tem 14,7 mm, também ao longo de duas horas, Salvaterra ficou com 12,2 mm e na outra margem do Tejo, Palhota (Azambuja) teve 17,3 mm.

Na continuação desta trajectória, Minde e Alvados têm 11,7 e 11,4 mm, respectivamente ( a EMA de Ourém está sem dados).

Mais para oeste, a Lapa-Cartaxo perto de Aveiras de Cima tem 15,0 mm, e para leste da trajectória Benfica do Ribatejo com 10,7 mm.

À volta de Rio Maior, 9,7mm, 10,4mm e 13,7 mm, valores semelhantes também à volta de Óbidos e Caldas da Rainha.

Entre Cadaval e Montejunto, 12,2mm e 13,0mm.

Aproximação à costa da AML, mas muito lenta (e sem trovoada).

Ver anexo 16300
Sem trovoadas o caraças, veem-se uns clarões brutais vindos dessas células a oeste que claramente são o resultado de relâmpagos. Nota-se claramente também a aproximação dessas células ao longo das últimas horas. :trovao:

Infelizmente parece que vai tudo passar ao lado, de novo, a não ser que ocorra um milagre. :angry:

Boa noite.
Terminado o aviso laranja para o distrito de Setúbal posso dizer que aqui em Almada e parafraseando um membro aqui do fórum, foi um fiasco :lol:.
Estou a brincar, pois sei que situações sinópticas como a de hoje são muito difíceis de prever onde vai cair a chuva com mais intensidade, mas na verdade até agora tenho 0mm acumulados e parece que até às 24:00h não deverá chover, mas.......

Posso dizer que hoje entre as 16h e as 17h choveu à BRUTA em Aveiras de Cima, só faltou a trovoada.