Seguimento Litoral Centro - Novembro 2024

Grande fiasco por aqui também. Margem sul, pelo Barreiro, o dia todo, praticamente nem chuviscou.
Eu por mim não daria o evento como terminado. A festa vem aí, finalmente, e tem todo o aspeto de poder animar esta madrugada: :unsure:
yjmT7lEh.png

A festa vem aí
Não tenho a certeza de a festa ser dada pelas células de Sagres, há uma tendência de seguir uma trajectória em torno do centro da depressão e assim serem desviadas para NNO.
Apostaria mais, caso se mantenha a estrutura, em que atinja a zona de Cascais ou nem isso, a não ser que nasçam novas a Leste.

Entretanto, aquele grande eco vermelho perto de Coruche é mesmo estranho:

Rad-RLC_20241115-2330.webp

Imagens do fim de tarde entre o Dafundo e Carcavelos, boa ameaça de chuva, com as imagens do radar a meter medo para quem vai fazer caminhadas, mas não passou de ameaças, algum vento e uma temperatura com uma sensação um nada fria, talvez causada pelo vento

Não tenho a certeza de a festa ser dada pelas células de Sagres, há uma tendência de seguir uma trajectória em torno do centro da depressão e assim serem desviadas para NNO.
Apostaria mais, caso se mantenha a estrutura, em que atinja a zona de Cascais ou nem isso, a não ser que nasçam novas a Leste.

Entretanto, aquele grande eco vermelho perto de Coruche é mesmo estranho:

Ver anexo 16410
As minhas previsões acertaram, as linhas de instabilidade chegaram sim aqui à zona. Chove com alguma intensidade neste momento. :rain:

as linhas de instabilidade chegaram sim aqui à zona
Sim, não exactamente as células originais mas outras que se foram formando pelo desmantelamento das primeiras. A trajectória manteve-se realmente, e a deriva para NNO não foi suficiente para não entrarem em terra.

Rad-RLC_20241116-0115.webp
Rad-RLC_20241116-0125.webp

Não têm no entanto trovoada. O aspecto dos ecos assemelha-se à precipitação das extensas bigornas.

Chove de forma contínua há quase uma hora, mas a intensidade não é elevada. O acumulado atual situa-se nos 2,6 mm. :rain:

Chove de forma contínua há quase uma hora, mas a intensidade não é elevada. O acumulado atual situa-se nos 2,6 mm. :rain:
Há até acumulados à volta dos 5 mm e pelo radar vai continuar pela zona norte da península de Setúbal. Na costa da Arrábida talvez não dure muito.

Aqui também já chove, na linha da Póvoa e Santa Iria. É uma chuva de pingos grossos mas esparsos, típica das bigornas.
Já acumula mas ainda não chega a 1 mm.

Repare-se no impulso que a Arrábida está a dar à parte terminal desta grande mancha de ecos:

Rad-RLC_20241116-0155.webp
Rad-RLC_20241116-0200.webp

Na rede Clima.AML os acumulados destas primeiras duas horas de hoje são estes, a sul do Tejo:

0,2 mm Alcochete
0,0 mm Montijo
1,0 mm Barreiro
0,6 mm Moita
1,6 mm Almada/Laranjeiro
2,0 mm Seixal/Corroios
0,0 mm Palmela/Pinhal Novo
2,6 mm Sesimbra/Quinta do Conde
2,8 mm Setúbal/CP

Nota: Montijo e Palmela já de longa data que registam zero, pluviómetro entupido ou pasmado.

E a norte do Tejo (rede Clima.AML), hoje até às 3:00.

0,2 mm Mafra, Encarnação
0,0 mm Ericeira
0,0 mm Vila Franca Rosário
1,6 mm Mafra/Tapada
1,0 mm Mafra/Vila
2,2 mm Malveira
0,0 mm Cheleiros
2,0 mm Sintra/Algueirão
3,4 mm Sintra/Venda Seca
1,8 mm Vila Franca de Xira
3,8 mm Cascais/S.Pedro Estoril
3,0 mm Oeiras