Com todo o respeito pela malta do IPMA, mas eu só confio em vocês e nas vossas previsões...Não vai chover de dia, acaba tudo de madrugada.
Basta ir ver a previsão horária do IPMA![]()
Com todo o respeito pela malta do IPMA, mas eu só confio em vocês e nas vossas previsões...Não vai chover de dia, acaba tudo de madrugada.
Basta ir ver a previsão horária do IPMA![]()
E Alvalade do Sado...Quanto a Setúbal... não, nada de jeito até agora e aquela célula a sul não vai passar por lá:
Ver anexo 16705Ver anexo 16706
E videos???Baixa de Belas ficou uma piscina, a minha rua tornou-se cascata pelos vídeos que me enviaram.
Massamá tem uma estação com 27,7 mm registados em uma hora, valente. Queluz com 21 mm. Rainrate de 84 mm/h.
Bem, o mérito (caso "acertemos" algo) não é nosso, a base são sempre as previsões dos modelos e as próprias previsões do IPMA, claro. Depois há o nosso nowcasting que depende das imagens de radar, de satélite, ir ver à janela, recolher dados nas redes de observação disponíveis, trocar ideias aqui, etc. Falo por mim, longe a ideia de que faço "previsões". Dito isto, reitero que a "confiança" no IPMA depende de o utilizador comum da informação veiculada publicamente compreender e interpretar previsões, avisos e observações que não podem ser feitas quilómetro a quilómetro e hora a hora por todo o território. E discordo da ideia de que haja uma baixa confiança geral do público nas previsões oficiais.Com todo o respeito pela malta do IPMA, mas eu só confio em vocês e nas vossas previsões...
Tópico da Região SulE Alvalade do Sado...
Desculpem, é só uma brincadeira!
Bem, o mérito (caso "acertemos" algo) não é nosso, a base são sempre as previsões dos modelos e as próprias previsões do IPMA, claro. Depois há o nosso nowcasting que depende das imagens de radar, de satélite, ir ver à janela, recolher dados nas redes de observação disponíveis, trocar ideias aqui, etc. Falo por mim, longe a ideia de que faço "previsões". Dito isto, reitero que a "confiança" no IPMA depende de o utilizador comum da informação veiculada publicamente compreender e interpretar previsões, avisos e observações que não podem ser feitas quilómetro a quilómetro e hora a hora por todo o território. E discordo da ideia de que haja uma baixa confiança geral do público nas previsões oficiais.
As previsões hora a hora são mesmo assim destinadas a áreas ainda relativamente grandes e depende da natureza dos eventos se é ou não de esperar uma grande heterogeneidade espacial ou não. Têm sempre probabilidades associadas porque tudo em previsão meteorológica é mesmo assim.
Bem, o mérito (caso "acertemos" algo) não é nosso, a base são sempre as previsões dos modelos e as próprias previsões do IPMA, claro. Depois há o nosso nowcasting que depende das imagens de radar, de satélite, ir ver à janela, recolher dados nas redes de observação disponíveis, trocar ideias aqui, etc. Falo por mim, longe a ideia de que faço "previsões". Dito isto, reitero que a "confiança" no IPMA depende de o utilizador comum da informação veiculada publicamente compreender e interpretar previsões, avisos e observações que não podem ser feitas quilómetro a quilómetro e hora a hora por todo o território. E discordo da ideia de que haja uma baixa confiança geral do público nas previsões oficiais.
As previsões hora a hora são mesmo assim destinadas a áreas ainda relativamente grandes e depende da natureza dos eventos se é ou não de esperar uma grande heterogeneidade espacial ou não. Têm sempre probabilidades associadas porque tudo em previsão meteorológica é mesmo assim.
Quase... a imagem de radar mais recente é das 22:20.Abrantes, nem pinga, apesar de a olhar no radar, parece que devia estar a chover?