Seguimento Litoral Centro - Novembro 2025

Bom dia.
Ontem o total de precipitação em Cabanas foi de 98,3mm!
Hoje vamos com 4,8mm

Ontem o total de precipitação em Cabanas foi de 98,3mm!
Alguns dos acumulados deste dia 13 devem constituir recordes dos locais, apesar de não haver estações históricas nesses sítios.
Nas Normais mais antigas 31-60, 41-70, 51-80, onde havia ainda a rede de udómetros, vou procurar máximos nos postos udométricos que estivessem próximos destes locais.
Em memória, não tenho ideia de valores desta ordem nesses sítios da península de Setúbal. Talvez alguns membros possam corrigir esta ideia.

Distrito Coimbra

53,4 mm Coimbra, Bencanta IPMA-24h
53,7 mm Coimbra aeródromo IPMA-24h
33,1 mm Coimbra Observatório EMA-24:00
Tenho que reparado que a estação do observatório não está a registar em condições. Esta estação fica a muitos quilómetros da estação de Bencanta e regista sempre menos precipitação. Num dia como o de ontem é impossível uma diferença de 20mm.

Última edição:
O que vem lá...

0715.webp

DEA_20251114-073122.webp

Rad_20251114-0720.webp

PPVA_20251114_06.gif

Alguns dos acumulados deste dia 13 devem constituir recordes dos locais, apesar de não haver estações históricas nesses sítios.
Nas Normais mais antigas 31-60, 41-70, 51-80, onde havia ainda a rede de udómetros, vou procurar máximos nos postos udométricos que estivessem próximos destes locais.
Em memória, não tenho ideia de valores desta ordem nesses sítios da península de Setúbal. Talvez alguns membros possam corrigir esta ideia.

Bom dia.
Eu tenho ideia de que Setúbal, tinha vários episódios de inundações, não sei, faz talvez 30, 40 anos, mas posso estar enganado.
Aliás, essa era uma das minhas preocupações na madrugada de ontem quando olhava para o radar.
Outra zona um pouco mais acima que inundava com facilidade, era Corroios.
Eu trabalhei durante uns anos na Coca-Cola em Cabanas (Palmela) e lembro-me bem de ser uma zona facilmente inundavel, por ser muito plana.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

… e por falar nisso, parece que está zona vai ser outra vez muito fustigada com chuva nas próximas horas!!!

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Agora estou em Cabanas, e vai chovendo fraco mas certinho.
Acumulados na zona a variar entre os 14 mm em média Azeitão, 10,5 mm em Cabanas e 16 mm na Quinta do Anjo.