Em relação ao vento, depende se a zona é exposta ao vento de sul ou não. No Terreiro do Paço havia bastante vento e aqui no Barreiro também se nota o aumento da intensidade.
Relâmpagos, só mesmo de uma zona alta ou desafogada para sudoeste/oeste e tem de se estar atento, caso contrário passam despercebidos porque ainda estão muito distantes. Do Barreiro só vi da zona ribeirinha alguns a iluminar as bigornas no horizonte por detrás de Lisboa. A ausência de nebulosidade baixa ajuda.
Boa noite.
A temperatura máxima está a ser atingida neste momento, acompanhada por vento moderado com rajadas. É a configuração típica da aproximação de uma frente fria com um gradiente térmico bastante acentuado. Vai ser uma daquelas noites bem raras.
Tendo em conta o movimento da frente, se desligam o radar de Loulé não se vai conseguir perceber o que se dirige para Lisboa e arredores, bem como para zonas mais a sul, embora se espere que seja mais significativo no Norte e Centro. Aquelas células a sudoeste sem o de Loulé mal se iriam ver e são bem potentes, acho que mesmo que gere confusão tem de ficar ligado.
Notável a quantidade de descargas elétricas ao largo da costa. Acredito que lá para as 03/04h a frente comece a chegar a esta zona.
Boa noite.
Por Santa Cruz, já estou com rajadas de 50km/h e já chove bem, o pluviómetro ainda não registou nada, porque a chuva está a passar na horizontal.
Movimento para NNE, se tangenciar Peniche, Figueira da Foz não escapa, se ainda estiver activo quando lá chegar.
Mas há que contar com a deriva para Leste, devido ao movimento do núcleo/vale de baixa pressão que tem componente Leste.