Seguimento Litoral Centro - Outubro 2009

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Ainda 25.0ºC

Estou com 26.1ºC e não pára de subir :lmao: o vento vai rodar durante a noite para leste por isso as temperaturas vão disparar :D

Estou com 26.1ºC e não pára de subir :lmao: o vento vai rodar durante a noite para leste por isso as temperaturas vão disparar :D

O calor aqui do lado oriental chegará aí. Apenas um cheirinho. Mas a mínima, como sempre, aqui atinge-se tarde e deverá descer bem até lá.

Aqui a esta hora sigo com 25,1ºc e vento nulo...

Eu este fim de semana estive na zona da Arrábida. Ora na vertente norte, ora na vertente sul e como já é hábito coisas curiosas acontecem. No domingo eram umas 2 da manhã, quando passei por uma praia virada a sul/sudeste e as condições eram estranhas: um vento morno soprava de diferentes direcções e aquecia a temperatura até a uns metros antes de chegar à praia, sendo que mais junto ao mar as temperaturas eram normais e amenas. A água estava bastante boa, pois estive lá dentro um bom bocado. Encontrei variadas e interessantes formas de bioluminescência marinha.
Em todos os outros locais que visitei, tanto no lado norte como sul, as temperaturas nocturnas nem se aproximavam às daquela zona onde estive.
Penso que o facto de ter um corredor de acesso entre escarpas calcárias fez com que houvesse irradiação de calor durante a noite.
Saí de lá eram 4 da manhã e a temperatura continuava elevada ( certamente não menos de 23ºc). No cimo da Arrábida, viam-se nuvens...
No lado norte, perto da Piedade, desde pouco depois da meia-noite, os carros já tinham orvalho, as temperaturas andavam em cerca de 19ºc-20ºc e não havia vento.
Por isso as diferenças foram bastante notórias.
No domingo, às 21.00 na Lagoa de Albufeira, reparei que na parte mais interior as inversões térmicas são notórias. A temperatura, às 22h não devia exceder muito os 20ºc. Já mais perto do mar, subia um pouco. Hoje na Piedade, durante o dia, estiveram cerca de 35ºc.

Boa noite (tropical)

Pois é. Noite tropical em pleno outono. Isto está a pedir uma :trovao:
Por aqui, Lisboa, vou com 25,5 ºC e vento fraco com tendência a rodar para leste. De resto:

HR = 42%
PA =1017 hPa (variável, com alguma tendência para pequena descida)

Por aqui sigo com 24,5ºC a subir após ter descido aos 21,7ºC, há quanto tempo não tinha temperaturas destas a esta hora...
Vento nulo e céu limpo.

boa noite!

Céu limpo, vento muito fraco a deslocar-se de N/NE e aqui aos 120m com uma sensação térmica bem agradável... ;)

Extremos de 12-Out:

Máximos: 31.2ºC / 63% hr

mínimos: 19.5ºC / 24% hr

Valores neste momento: 22.8ºC / 34% hr.

Se eventualmente a temperatura tenda a subir pela madrugada de acordo com alguns registos, até agora a tendência por aqui é de descida acompanhada de ligeira subida da hr.

Despeço-me com 21.9ºC / 36% hr.

Mais uma grande noite de ananases !:D

Temperatura mínima de 21,7ºC, até ao momento, registada há pouco!

Agora sigo com 21,8ºC, humidade nos 38%, vento moderado de ENE (68º), nos 19,1 km/h, e pressão nos 1016 hPa.

Ponto de orvalho nos 6,8ºC

---

De salientar que às 00:00 registava 25,3ºC!