Seguimento Litoral Centro - Outubro 2010



Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Baixa de Lisboa alagada pelas chuvas
Parte da baixa de Lisboa está hoje completamente alagada devido à chuva, que cai com grande intensidade desde as primeiras horas da manhã, havendo já carros quase submersos e estabelecimentos inundados. A Protecção Civil estendeu o alerta de mau tempo a todos os distritos

Pela Rua das Portas de Santo Antão, onde fica o Coliseu de Lisboa, corre esta manhã um verdadeiro rio de água turva, que arrasta cadeiras das esplanadas e caixotes do lixo até ao Largo de São Domingos, junto à Praça do Rossio, constatou a agência Lusa no local.

Neste momento, vários comerciantes e empregados de restaurantes tentam retirar a água do interior dos estabelecimentos e salvar mesas e cadeiras.

O fim da Rua das Portas de Santo Antão, junto ao Largo de São Domingos, acumula a maior parte da chuva que cai, havendo alguns automóveis já com água até metade da sua altura.

O Terreiro do Paço está completamente inundado. A estação de metro do Rossio está fechada e completamente inundada.

No Martim Moniz, um "colector de água rebentou" causando novos constrangimentos à circulação.

Protecção Civil estende alerta a todos os distritos

A Protecção Civil estendeu o alerta de mau tempo até às 20h00 de domingo a todos os distritos do país, informou à Lusa a adjunta de operações da Protecção Civil, Paula Gaspar.

Atualmente as situações mais complicadas foram registadas, sobretudo, na "cidade de Lisboa a nível de trânsito" e em Loures.

A previsão, com base nas informações do Instituto de Meteorologia (IM), é que a chuva e o vento fortes continuarão ao longo do dia.

Para já, segundo a mesma fonte, não há barras marítimas fechadas: "estão todas a funcionar, mas prevemos um aumento da agitação marítima na costa ocidental e na Sul e por isso estamos também a apelar para um cuidado redobrado das actividades junto à orla marítima".

A última atualização do site do IM, cerca das 09:00, apresentava aviso laranja até aos concelhos de Setúbal e Évora.

Este aviso meteorológico é o terceiro mais grave da escala do IM e irá manter-se até domingo.

Para este período, o IM antecipa vento forte com rajadas que, no sábado, poderão atingir 120 quilómetros por hora em vários distritos, bem como chuva ou aguaceiros, temporariamente fortes.

Para hoje, o IM prevê céu geralmente muito nublado por nuvens altas, tornando-se gradualmente muito nublado a partir do fim da tarde, nas regiões do norte e centro.

No fim do dia, deverão ocorrer períodos de chuva fraca no litoral a norte do cabo Mondego.

Quanto ao vento, será fraco (inferior a 15 km/h), soprando de sul a partir do fim da manhã, e tornando-se moderado (15 a 30 km/h) no litoral oeste.

Nas terras altas das regiões norte e centro, o vento tornar-se-á gradualmente forte (40 a 55 km/h) de sul a partir da tarde, com rajadas até 75 km/h, segundo a previsão do IM, que também alerta para a ocorrência de neblina ou nevoeiro matinal.

A temperatura máxima prevista para hoje é de 20 graus Celsius no Porto, Lisboa e Ponta Delgada, 21 em Faro, 23 em Coimbra, 24 em Leiria, Évora e Beja e 26 no Funchal.

Lusa

 
Editado por um moderador:

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
184465804.jpg


184466002.jpg


184466167.jpg


184466449.jpg


(c) Fotos de Oliverio_G