Seguimento Litoral Centro - Outubro 2010

dahon

Nimbostratus
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1 Mar 2009
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Viseu(530m)
Por Coimbra o protagonista é mesmo vento neste momento está bastante agreste, tanto que já andam caixotes do lixo pelo chão.:unsure:

Cumps.
 


miguel

Furacão
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4 Fev 2006
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Setúbal
Bem agora finalmente abrandou e levo 24,2mm desde a meia noite! o vento está a aparecer de novo mas durante a chuva forte o vento era fraco. 18,6ºC, 95%Hr e pressão de 1007,0hPa
 

NunoBrito

Cumulus
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7 Abr 2008
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Parede - Cascais
Precipitação intensa, vento muito forte e agitação marítima

No seguimento do Briefing Técnico Operacional realizado hoje no Comando Nacional de Operações de Socorro (CNOS) da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) e de acordo com as previsões disponibilizadas e actualizadas pelo Instituto de Meteorologia (IM), é expectável que a partir do dia de amanhã (08OUT), e ainda durante o fim-de-semana (09 a 10 OUT), o estado do tempo seja fortemente influenciado pela passagem de uma superfície frontal de actividade moderada a forte, associada a uma depressão muito cavada.

Como tal salienta-se a ocorrência de chuva persistente e forte, em todo o território, com maior incidência entre o final do dia de amanhã (08OUT) e a madrugada de Sábado (09OUT), a intensificação do vento soprando de sul forte a muito forte, em especial no Litoral Oeste, e com rajadas que poderão atingir os 100 km/h nas Terras Altas, bem como a ocorrência de agitação marítima, tanto no Litoral Oeste como na Costa Sul, podendo-se verificar uma altura de onda de 4 a 6 metros. Esta situação de forte instabilidade, embora se preveja que se mantenha durante o fim-de-semana, terá tendência a desagravar, principalmente no Domingo (10OUT).

Face a esta previsão das condições meteorológicas devem os efeitos expectáveis e medidas de auto-protecção abaixo descritos ser especialmente observados.



Os efeitos expectáveis são os seguintes:

· Aumento do número de acidentes de viação, devido à existência de piso escorregadio e eventual formação de lençóis de água ou ao arrastamento de materiais sólidos para a via;

· Inundações por transbordo, em linhas de água de regime torrencial ou não dominadas por albufeiras;

· Possibilidade de cheias rápidas em meio urbano, por acumulação de águas pluviais ou insuficiências dos sistemas de drenagem;

· Possibilidade de inundação por transbordo de linhas de água nas zonas historicamente mais vulneráveis;

· Danos em estruturas montadas ou suspensas;

· Movimentos de massa em vertentes não consolidadas ou fragilizadas por incêndios florestais ocorridos recentemente.

Todos estes cenários podem ser prevenidos se, atempadamente, forem tomadas medidas que anulem ou minimizem os seus efeitos.


Fonte: Autoridade Nacional de Protecção Civil
 

AnDré

Moderação
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22 Nov 2007
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