Seguimento Litoral Centro - Outubro 2010

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
As chances agora estão mais baixas, está menos favorável a atmosfera em toda a zona a Oeste do litoral Centro (de onde vem a acção):




A partir do final da tarde estará mais favorável a convecção profunda a vir do mar e logo a trovoadas:




Mas obviamente é lotaria, e não serão à partida trovoadas muito intensas e generalizadas, mas sim mais localizadas..
:rolleyes:


PS: Amanhã ainda estará mais favorável penso eu!
 


miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,174
Local
Setúbal
Aqui tudo calmo mas não estou desesperado porque sei que o melhor é mais para o fim da tarde e noite e é de noite que se quer na verdade ;)

19,9ºC,71%Hr, 1005,7hPa, 6,0mm e vento fraco
 

Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
As chances agora estão mais baixas, está menos favorável a atmosfera em toda a zona a Oeste do litoral Centro (de onde vem a acção):




A partir do final da tarde estará mais favorável a convecção profunda a vir do mar e logo a trovoadas:




Mas obviamente é lotaria, e não serão à partida trovoadas muito intensas e generalizadas, mas sim mais localizadas..
:rolleyes:


PS: Amanhã ainda estará mais favorável penso eu!

Não percebi:huh:, o vermelho e o azul querem dizer o quê?
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Não percebi:huh:, o vermelho e o azul querem dizer o quê?

Vermelho é vorticidade positiva (movimento ciclónico)

Azul é vorticidade negativa (movimento anticiclónico)

Portanto, queremos vermelhos! :D

É só um dos muitos "ingredientes", só por si não chega, pois podem haver trovoadas nos azuis, e não haver nos vermelhos.

Neste caso, segundos os mapas do Lightning Wizard, os outros "ingredientes" estão todos bastante razoáveis, e este mapa penso que ajuda a fazer uma distinção onde as condições estão muito ou pouco favoráveis, ou seja, onde há um "extra" ou um "contra" no forçamento vertical, e portanto na chance de maior animação. E vai batendo bastante certo com as zonas mais animadas este mapa.
;)
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,174
Local
Setúbal
Este aguaceiro rendeu 2,0mm de chuva o que faz um total hoje de 8,0mm...e já ai vem o próximo!!

16,9ºC, 87%Hr, 1005,5hPa e vento fraco
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Este aguaceiro rendeu 2,0mm de chuva o que faz um total hoje de 8,0mm...e já ai vem o próximo!!

16,9ºC, 87%Hr, 1005,5hPa e vento fraco

e trovoada? ouves alguma ?
 

Microburst

Nimbostratus
Registo
10 Set 2009
Mensagens
940
Local
Laranjeiro-Feijó (Almada)
O aguaceiro que acabou de passar sobre Setúbal, e aqui descrito por muitos colegas, visto de Almada. ;)


foto006copy.jpg

09/10/2010 - 16h55