Seguimento Litoral Centro - Outubro 2011

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
alguém sabe onde ver os records da estação do IM de Alvega?

Um link para um post meu de 2008. Algumas imagens de digitalização já desapareceram devido ao tempo de hospedagem que já tinham atingido, mas brevemente posso enviar-te uma nova digitalização porque tenho as normais em minha casa.

http://www.meteopt.com/forum/climatologia/normais-climatologicas-2403.html#post79655

---

Deixo-te também o tópico da minha visita a essa estação também, este do ano 2010. Como tenho casa em Degracia e outra estação por lá instalada, passo em frente à de Alvega muitas vezes e vou controlando o seu estado.

http://www.meteopt.com/forum/instru...orologica-de-alvega-im-10-04-2010-a-4485.html

---

Qualquer informação sobre dados de normais climatológicas ou reportagens sobre estações, fica à vontade, no que puder ajudar assim o farei.
 


Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Por aqui estão já 17.9ºC. :cold:
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Mais uma noite de Outubro quentíssima.
Ainda não baixei dos 23ºC.

Queluz, já esteve nos 22,8ºC, mas agora está com 25,4ºC.
Queijas está com 26,1ºC.
Sintra/Pena, às 5h estava com 24,3ºC.

No entanto, todas as estações localizadas em vales e que não estão sobre a influência deste vento seco de NE apresentam temperaturas bastante inferiores.

A estação em Bucelas está com 10,8ºC.

Já Mira-Sintra, andou aos tombos.
Em minutos passou de 21,7ºC para 11,5ºC, para depois voltar a disparar para os 21,1ºC.
Mais tarde, desceu repentinamente para os 11,7ºC, para depois voltar a subir para os 19/20ºC outra vez.

O fenómeno poder-se-ia explicar pela ausência do vento, mas segundo a estação, nesse período o vento manteve-se constante e a humidade relativa também. :confused: Talvez o Gil saiba explicar o que se passou, embora me pareça um devaneio da estação.

Aquando a rotação do vento para Nordeste, aí sim, tal como aqui em Odivelas (zona alta), Queluz, Queijas e Sintra/Pena, a temperatura em Mira-Sintra subiu também além dos 24ºC e a humidade relativa do ar desceu para valores na casa dos 30%.
 

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,223
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Já Mira-Sintra, andou aos tombos.
Em minutos passou de 21,7ºC para 11,5ºC, para depois voltar a disparar para os 21,1ºC.
Mais tarde, desceu repentinamente para os 11,7ºC, para depois voltar a subir para os 19/20ºC outra vez.

O fenómeno poder-se-ia explicar pela ausência do vento, mas segundo a estação, nesse período o vento manteve-se constante e a humidade relativa também. :confused: Talvez o Gil saiba explicar o que se passou, embora me pareça um devaneio da estação.

Aquando a rotação do vento para Nordeste, aí sim, tal como aqui em Odivelas (zona alta), Queluz, Queijas e Sintra/Pena, a temperatura em Mira-Sintra subiu também além dos 24ºC e a humidade relativa do ar desceu para valores na casa dos 30%.

Esses tombos acontecem com regularidade, é um erro de emissão de dados para o Wunderground, o qual ainda não consegui resolver. Geralmente ao fim de algum tempo, acabo por ir lá corrigi-los [leia-se apagar os dados incorrectos], coisa que acabei de fazer.

Atingi, de facto, os 24,9ºC às 5:49, depois de uma rápida subida, a partir da mínima do dia, 19,4ºC. Deveu-se à mudança da direcção do vento, para o quadrante Este, tendo igualmente verificado uma queda da humidade dos 60% para os 35%.

O vento voltou a acalmar, e a temperatura ainda pôde descer novamente até aos 19,4ºC, voltando a escalar, com o nascer do dia.

Sigo neste momento com 26,6ºC, numa subida alucinante de ritmo +6,1ºC/h.

Vento a 14,0 km/h de NE (45º) e pressão nos 1022 hPa. Humidade nos 34%.