Seguimento Litoral Centro - Outubro 2013

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
9hr4.jpg


Local de onde foi tirada a foto mo street view : http://goo.gl/maps/DA73e

Que perigo, mas absolutamente brutal :thumbsup:.
 


jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
wow grande registo, impressionante.
Parabens! :thumbsup:

Gostava de saber a intensidade dessa descarga, infelizmente os dados sobre as DEA estão indisponíveis...enfim.
________

Noite humida e fresca
14,5ºC
Vento fraco
 
  • Gosto
Reactions: nelson972

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
:surprise::surprise:

8LnyHVL.jpg
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Os raios anteriores estavam bem mais distantes! ;)
Depois deste, arrumei a maquina (estava dentro do carro com tripé) e fui para casa. Pelo caminho caiu outro ainda mais perto, brutal mesmo!

Imagino o cagaço e a adrenalina ao rubro :lmao:.
 
  • Gosto
Reactions: nelson972

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
De facto parece que há ali uma wall cloud, ou restos de uma.

Há bocado coloquei a foto meio à pressa por tlm, sem editar, e até foi de pernas para o ar. :D

Agora já tentei editar um pouco, mas a qualidade não é grande coisa, melhorei só um pouco o contraste, para tentar realçar a zona importante da imagem.

De facto a zona dentro do rectângulo amarelo seria como dizes uma wall cloud ou shelf cloud, e a zona que está assinalada pela seta vermelha penso eu que seria uma funnel cloud. Isto sem certezas claro, dada a distância, pois foi observado e fotografado da zona de Benfica com o sistema já para lá do aeroporto.

De qualquer forma penso que seria, pois vi o sistema evoluir. A zona assinalada a amarelo esteve presente durante largos minutos, e a aparente funnel cloud durante 1/2 minutos no máximo, e a forma como surgiu e se dissipou pareceu-me bastante ser isso mesmo. Claro que a tanta distância não pude perceber se havia ou não rotação, o que tiraria dúvidas. Seja como for, a ser funnel cloud pelo que vi não esteve próxima de tocar o solo, portanto de se classificar como tornado.





Terá sido perto das 19h, um pouco antes, e as células convectivas já vinham de Oeste em desenvolvimento há cerca de 1h até surgir aquela estrutura. Fica a imagem de radar dessa hora:

 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,176
Local
Setúbal
Granda foto realmente é pena as arvores porque ver o impacto no solo seria deslumbrante!! mas está brutal!!

Aqui nem deu para fotos mais uma vez a sorte a não querer nada comigo pela milésima vez :mad: depois posto uma ou duas fotos do que deu para apanhar a distancia...
 

MeteoCaxinas

Cumulus
Registo
18 Jan 2009
Mensagens
258
Local
Caxinas - Vila do Conde - 41°21'42''/ -8°45'29''
  • Gosto
Reactions: nelson972