Seguimento Litoral Centro - Outubro 2013

zejorge

Cumulus
Registo
15 Jan 2010
Mensagens
361
Local
Constância (Montalvo) 74 m
Boa tarde

Por aqui, estamos perante um dilúvio....

Acumulados 45,4 mm tendo atingido uma rainrate de 240,0 mm/h às 15:06 UTC.

Temperatura nos 18,5 º com vento a soprar por vezes forte e tendo registado uma rajada de 35,4 kmh.
 


Nuno Figueiredo

Cumulus
Registo
29 Mai 2006
Mensagens
241
Local
Cascais
Depois de uma acalmia entre o final da manhã e o inicio da tarde, eis que voltam os fortes aguaceiros:

b5ge.jpg

Boa tarde malta,

Tenho quase a certeza que a célula mais a laranja nesta imagem de radar tinha uma wallcloud.
Por volta das 15h, estava em Cascais, e a Nordeste pareceu-me mesmo, mas estava a conduzir e não consegui tirar foto. Entretanto quando parei já a chuva tinha escondido o que queria fotografar.
 

Trovão Almada

Cumulus
Registo
17 Mai 2011
Mensagens
136
Local
Almada / Algoz
Muito bom, mas acho o outro mais fantástico/brutal/medonho! ;)

J.Alves, sem duvida o video colocado por si aqui no forum é de meter respeito.Reparei também que foi muito proximo da pessoa que o estava a filmar.É fascinante mas ao mesmo tempo perigoso.Por isso a quando da ocorrência destas trovoadas, ha que tomar as devidas precauções.:thumbsup::thumbsup::thumbsup:
 
  • Gosto
Reactions: JAlves

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
Reparem:
a normal climatológica de outubro marca 100,8 mm para lisboa. A normal.
Este mês já vou com 173mm

só hoje 42,4mm.

ISto é tão típico de finais de outubro. Toda a gente a dizer que nunca mais chove e depois...:rain:
 

tucha

Nimbostratus
Registo
29 Abr 2011
Mensagens
704
Local
Alfragide e Olivais Norte
Quando filmei este video, estava na minha varanda sem o tripé.O raio que aparece aos 2:41 foi proximo o suficiente que senti uma sensação estranha no meu braço.Foi brutal.

Ca medo... :eek:estas manifestações da natureza são fabulásticas mas metem muito respeitinho...

Um pequeno offtopic, gosto deste video mas o mais brutal que já vi aqui pelo forum foi um de Faro do ano passado, agora não me recordo de quem, duma trovoada medonha que atacou bem o Sul do Pais...aquele até eu me arrepio e estou a ver em casa e pelo PC, imagino lá ao pé dele...!
 
  • Gosto
Reactions: Trovão Almada

Trovão Almada

Cumulus
Registo
17 Mai 2011
Mensagens
136
Local
Almada / Algoz
Ca medo... :eek:estas manifestações da natureza são fabulásticas mas metem muito respeitinho...

Um pequeno offtopic, gosto deste video mas o mais brutal que já vi aqui pelo forum foi um de Faro do ano passado, agora não me recordo de quem, duma trovoada medonha que atacou bem o Sul do Pais...aquele até eu me arrepio e estou a ver em casa e pelo PC, imagino lá ao pé dele...!

ainda hoje me arrepio quando vejo o video no pc.Daqui a nada vou postar aqui um pequeno video que fiz na noite de dia 18 quando uma boa célula passou aqui proximo.Ja que hoje não dá trovoada meto os videos para a malta:thumbsup:
 
  • Gosto
Reactions: Aspvl

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas, tudo tranquilo, já não chove desde a passagem da tal célula,ou seja 14:50.

Céu encoberto
Vento moderado
19,1ºC
____

Deve estar animado na faixa costeira Sines-Comporta.
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
Boas, a partir das 9 da manhã e até cerca das 11 e meia ocorreu chuva ininterrupta muito forte aqui pla Figueira, o que conjugado com a subida da maré levou a inundações generalizadas, as Abadias mesmo ao pé de minha casa transformaram-se num enorme lago e o mesmo aconteceu à zona do jardim, tendo a água entrado em muitas lojas e habitações como por exemplo o núcleo do Sporting; tenho que dizer que apesar de ter podido observar a violência da chuva, tava a ter aulas nessa altura e quase tudo o que vos digo vi em imagens ou ouvi de familiares, pois com a descida da maré apenas ficaram algumas "poças gigantes" como prova do que tinha acontecido.
Desde essa altura que praticamente não chove (felizmente:p) apesar de o céu continuar bem carregado e de o vento soprar com rajadas bem fortes.
 
  • Gosto
Reactions: Trovão Almada