Seguimento Litoral Centro - Outubro 2014

M

Membro excluído 274

Por acaso é verdade... mandam "n" mail´s por dia com a mesma informação, até já me lembrou de cancelar a subscrição... Se reformassem ao menos o sistema de avisos...

Neste momento em Carcavelos:

Céu a encobrir e 20.7ºC, não há vento... mar ruidoso novamente.
 


StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,303
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Horizontes de expectativa aqui em Carcavelos. vento de SO fraco, as nuvens em bancos mais ou menos extensos continuam a passar.
Ao poente notava-se as características de humidade da massa de ar a sul da frente com ondulações que vai descendo lentamente em latitude
mBmU0yb.jpg

T4U0Rsp.jpg

7iMf6AS.jpg

MZGNAam.jpg

esporadicamente alguns cumulus desenvolveram-se o suficiente para originar alguma precipitação fraca
woL7hsK.jpg


as três últimas imagens correspondem a três pequenos segmentos do horizonte visualizado na segunda imagem a contar de cima. A comparação da dimensão dos pormenores permite ter uma ideia da antecipação que se tem aqui da chegada dos fenómenos nas situações depressionárias mais frequentes de outono/inverno às quais estão associados ventos locais de oeste a sueste.
 
Última edição:

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,303
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Chuva fraca mas persistente desde há cerca de uma hora. Vento moderado de SSO. No radar o cortejo de células a oeste e entrando entre o Douro e o Cabo Carvoeiro tem vindo a avolumar-se e vai progredindo lentamente para sul à medida que flui para ENE. A chuva fraca nesta altura aqui na região de Lisboa ainda não provém dessas linhas convectivas. Haverá um intervalo entre esta precipitação fraca e a chegada das células maiores, provavelmente de três ou menos horas.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas,

Tudo tranquilo.

20,5ºC
1 mm

Vento moderado de SO
___

Olhando para o meteograma do GFS fica-se com a ideia que o pos-frontal será bem animado, mais que a propria frente.
 
Última edição:

Microburst

Nimbostratus
Registo
10 Set 2009
Mensagens
942
Local
Laranjeiro-Feijó (Almada)
Meio a brincar, meio a sério: ainda dá para assar sardinhas para o almoço ou é um acto eventualmente arriscado? É que está uma temperatura óptima, 22ºC, vento de SO morno, céu ainda com muito Sol, e embora o satélite mostre perfeitamente o que lá vem, parece tudo ainda muito longe.
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000