Seguimento Litoral Centro - Outubro 2014

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,035
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Já 17,8ºC, vamos lá ver como será a noite :w00t:.

16.6°C
Máxima 23| Mínima 12 °C

Hoje já se notou bem o arrefecimento durante o dia, apesar do sol que esteve, também houve períodos de nublosidade.

Hoje a minima chegou aos 16ºC aqui e a máxima nem se quer chegou aos 20ºC, vento moderado a rondar os 30km/h e bastante fresco, muito provavelmente o que causa a diminuição da temperatura. Bastante nebulosidade.

Amplitudes térmicas diárias muito pequenas, a rondar os 5ºC e também reparei que a temperatura do mar está a diminuir. O sistema de baixa pressão que falei ontem pelos vistos vai permanecer durante mais dias do que o previsto, chuva e tempo fresco vai ser o tema desta semana, Outono finalmente a mostrar-se. Temperaturas máximas de Outubro não devem baixar dos 20ºC em Lisboa, e minimas dos 10ºC.

Diferença bem marcada da temperatura em relação a ontem e, claro, especialmente a anteontem. Na praia logo que o sol se pôs o vento de vez em quando soprava moderado e bem fresco, corta-vento já foi necessário, até parecia que estava no alto da serra. Os padrões de nuvens a mudar constantemente, tudo deslocando-se rapidamente de noroeste, estão de volta os estrato-cumulus do fim do dia, o "capacete" na serra e o ocaso no mar a não se ver.
O halo a manter-se
1xynH40.jpg


e a desaparecer por os cirrus se deslocarem depressa
SIIFvqz.jpg


De notar o desvanecimento das cores do poente, devido à limpeza das poeiras na atmosfera
MyWW5O9.jpg
 


Tufao André

Nimbostratus
Registo
21 Jan 2014
Mensagens
1,218
Local
Venda Nova (Amadora)
Boas noites!
Dia marcado também por uma boa descida das temperaturas (máxima e mínima)! A mínima tocou a casa dos 15ºC e a máxima foi apenas aos 20ºC, enquanto que na 6ªf foi até aos 29ºC... Já me constipei à conta disto :s Mas pronto faz parte e já sentia saudades! Como já referido, o céu esteve com períodos de muito nublado e o vento soprou moderado de NO com rajadas intensas por vezes, o que aumentou bastante a sensação de frio principalmente à sombra...
Neste momento poucas nuvens, vento mais fraco e apenas 16ºC! HR de 77%
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

Vitor TT

Nimbostratus
Registo
21 Jan 2014
Mensagens
758
Local
Pedernais ( Ramada ) ( 160 mts )
Estes congestus foram o início da convecção mas foi tudo para a zona ribeirinha oriental. Fotos com uma bela luminosidade, muito bonitas.:thumbsup:

Obrigado, é sempre bom ver um elogio ;), faz com que se perca tempo a fazer estes registos e principalmente publicá-los, apesar de poderem não ser nada de extraordinário,
e lá está, fotos tiradas com o que tinha à mão, o meu telélé, dos baratos, mas nada mau a tirar fotos com apenas 5 mpx

ainda esteve encoberto neste local mais à tarde, pensei que ia cair alguma coisa, estava também algum calor, presumo que uns 28 - 30º.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

Maria Papoila

Nimbostratus
Registo
27 Set 2011
Mensagens
1,023
Local
Ericeira
Hoje caiu uma chuvita antes do almoço mas nada de muito assinalável a não ser que chegou o momento de deixar de usar sandálias. Efectivamente, hoje senti que seria o ultimo dia antes da próxima Primavera que andaria de dedos de fora. No Campus, cerca da 14h 30 estava um dia de Outono agradável, com vento típico da estação, folhas das árvores a querer amarelecer e temperatura simpática e amena. Estava assim:

eGh4giX.jpg


p.s. Claro que se trata de foto tirada do telemóvel e por curioso (que é o meu caso). Nada destas fotos fantásticas que têm vindo a ser aqui publicadas no Forum. Mas a vontade é boa ... :)