Pedro1993
Super Célula
Por aqui a chuva torrencial entre as 14 e as 16:30, agora veio o sol fazer-nos uma visita.
O céu permanece bem carregado á mesma.
As valas já vão cheias.
O céu permanece bem carregado á mesma.
As valas já vão cheias.
É verdade, já estive a tirar várias fotos também. Nuvens relativamente invulgares, revelam uma situação de forte fluxo nesses níveis, médios e altos. Durante esta noite vai passar uma ondulação do jet bastante intensa (240 Km/h no nível dos 200hPa)
Mais de 30mm/1 hora, em Lisboa, dá sempre inundação rápida. A impermeabilização dos solos urbanos e a "domesticação" das inúmeras ribeiras que corriam para o Tejo são as causas principais, perante forte precipitação em pouco tempo. A situação de hoje em Lisboa tem a curiosidade de a quantidade de precipitação registada nas estações de Gago Coutinho e Geofísico (localizado no Príncipe Real) serem idênticas (34 e 33 mm/ 1 hora - precipitação associada a superfície frontal activa).Inadmissível as cheias na Capital. 30mm em pouco tempo claro que é complicado em termos de escoamento de água, mas são cenários que se repetem sempre que chove um pouco mais...só pode ser explicado pelo mau planeamento... No dia da tempestade que se abateu sobre o Porto (jogava o Porto-Boavista) choveu bastante mais e apesar de algumas inundações localizadas não tivemos o caos que se repetiu em Lisboa. Talvez os políticos devam estar mais atentos a isto...
Mais de 30mm/1 hora, em Lisboa, dá sempre inundação rápida. A impermeabilização dos solos urbanos e a "domesticação" das inúmeras ribeiras que corriam para o Tejo são as causas principais, perante forte precipitação em pouco tempo. A situação de hoje em Lisboa tem a curiosidade de a quantidade de precipitação registada nas estações de Gago Coutinho e Geofísico (localizado no Príncipe Real) serem idênticas (34 e 33 mm/ 1 hora - precipitação associada a superfície frontal activa).
A Oeste estamos assim
![]()
![]()
![]()
Estação meteorológica do Cabo Carvoeiro. Vento moderado de Oeste.
Ao fundo o Leste.
![]()
A Calçada de Carriche, no passado, já foi provavelmente uma ribeira que desaguaria na ribeira de Odivelas.
Hoje, e como no mês passado, voltou a ser uma ribeira. E nas imagens percebe-se bem a corrente da mesma:
![]()
![]()
De dizer ainda que os solos já estão completamente saturados de água. O que não é nada comum a 13 de Outubro.
Aliás, por norma, nesta altura, a vegetação ainda costuma estar seca.
Sem querer ser chato e repetitivo, e sem ignorar o problema de escoamento que existe e é por demais evidente e preocupante,não são exemplos comparáveis.Inadmissível as cheias na Capital. 30mm em pouco tempo claro que é complicado em termos de escoamento de água, mas são cenários que se repetem sempre que chove um pouco mais...só pode ser explicado pelo mau planeamento... No dia da tempestade que se abateu sobre o Porto (jogava o Porto-Boavista) choveu bastante mais e apesar de algumas inundações localizadas não tivemos o caos que se repetiu em Lisboa. Talvez os políticos devam estar mais atentos a isto...
Agora é ficar a espera do pós frontal, já aparecem células no radar a Noroeste. Parecem com bom aspecto!![]()
. Tudo o que caír não vai facilitar o escoamento e limpeza das zonas urbanas inundadas. Era melhor que chovesse pouco.É como comparar os danos feitos ao deixar entornar um só copo de água num pedaço de chão da casa, ou deixar entornar um copo de água em cada espaço da casa toda... De facto em cada sitio entornado a taxa de água entornada é a mesma, um copo.... mas a consequência na casa, é igual...?