Seguimento Litoral Centro - Outubro 2015

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Bom dia

Passei em Corroios às 00:30 para ir buscar o marido aos comboios, desde Vale de Milhaços que começaram os problemas, em Corroios então era o caos, entrou-me água para o escape do carro, difícil entrar na rotunda para a estação, era um ribeiro autêntico, travões do carro a falahr...bem um susto enorme!! Depois optei por ir por St. Marta, o que também não foi fácil, fui a 20 km/h até Vale de Milhaços e com as escovas no máximo...mais uns minutos e St. Marta deve ter ficado também difícil...Já em Vale de Milhaços aquela hora vi pessoas a retirar água das garagens...Foi um temporal à antiga!!!

Corroios é aquela zona onde vem tudo o que escoa de Vale Milhaços, Santa Marta, Alto do Moinho, Quinta de S. Nicolau, Pinhal Vidal, bem...... nem vou continuar... As características do terreno têm TODAS as condições reunidas para que aconteça sempre o pior sempre que chove assim.

Ontem os carros que aceleravam na EN10, ou seja, que faziam exactamente o pior que se pode fazer, em vez de conduzirem a uma velocidade constante e limitada para prevenir a água de tapar a parte da frente, quando aceleravam os faróis desapareciam totalmente com a água. Depois há aqueles que ficam atascados e nem percebem porquê...

Eu às vezes só não pego no meu carro nestas ocasiões porque está rebaixado à frente, ou seja mais fácil é de entrar água para o motor. Quando conduzo debaixo destas condições tenho que ir por estradas específicas que já conheço como a palma da mão. Já vi muita gente a danificar seriamente o eixo dos carros quando passam na rua da casa do povo, quando as tampas de esgoto saltam e as pessoas não sabem que o buraco está lá (só vêm água a sair do chão e não percebem) e acertam lá em cheio. Por algumas vezes tive que ser eu e outros populares a avisarmos as pessoas em situações assim, tentando desviar o tráfego pelo passeio.

A vala junto dos CTT levantou toda, hoje vi que também existem estragos naquela zona.
 


StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,174
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Ainda da trovoada da noite passada, consegui salvar no RAW uma imagem que no JPG estava totalmente invisível. É que foi tirada com a chuva a caír em cima da máquina, lente continuamente a ser limpa, embaciada, etc o divertimento do costume. :rolleyes:

RRvQlYs.jpg


Enquadramento para se ver alguma coisa, tem muitos pinguinhos de chuva que o flash natural congelou na sua queda:

d4Hjed9.jpg
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,180
Local
Setúbal
O acumulado deu um bom salto graças a ultima meia hora de chuva moderada por vezes forte...

Acumulado desde as 00h: 18,0mm
Acumulado com a frente fria: 7,6mm

Agora chove fraco, vai dando as ultimas esta frente... Temperatura actual 16,9ºC
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,174
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
A frente já está no Ribatejo, a fazer um bom trabalho de rega dos campos:

jAjKMQK.gif


Até às 18h, a precipitação ainda não estava forte em Lisboa:
DCVfZpb.gif


Temperatura em queda repentina, 16,3ºC, humidade relativa a subir um pouco devido à baixa de temperatura, 88%.

Pressão deu um salto de 1,4 hPa em menos de uma hora, para 1011,1 hPa. Assinatura perfeita da passagem da frente.

tnJbLY3.gif
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,161
Local
Belas
Passagem de frente fria típica outonal :rain: Já tinha saudades de uma boa frente fria

Intensificação da frente na chegada a terra, tal como o GFS previa. Períodos de chuva moderada, com alguns pontos de forte, o escoamento na Amadora aguentou bem. Acumulado de 24,1 mm e a somar, passagem lenta da frente.

Máxima: 21ºC
Mínima: 15,5ºC (Agora e provisória)

Vento também aumenta ligeiramente de intensidade com a frente, vento moderado.

Interessante que pelas 13h andava tudo de manga curta e sem chapéu, agora às 17h parece que se arrependeram... :rolleyes:
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Pela Quinta do Conde o acumulado é já de 23mm!
Daqui a pouco quando sair do trabalho já posto fotografias da trovoada de ontem ;)
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,174
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Foto tirada esta manhã.
Achei interessante ver nevoeiro a subir desde da base vertente(sul) até ao cume.
Fica o registo:

:surprise: que lindo! Foto excelente! É com estes nevoeiros que eu gosto de estar lá em cima, compôem as cenas mais fantásticas.

O nascente aqui foi bem bonito, foi pena não o ter apanhado todo, agora é outra vez mais cedo.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
13,6ºC está fresco.
10 mm

A máxima foi aos 20,6ºC
_____

Hoje o leito da ribeira das vinhas estava com um aspecto medonho, muito lixo arrastado, nem imagino o caudal logo apos aqueles 28 mm oriundos da linha de instabilidade de ontem á noite.
 
Última edição:

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Esta noite por Sintra foi o que se conseguiu arranjar :lol:
Hoje tem chovido imenso também.

LreX9Q1.jpg


hz9dQcv.jpg