Seguimento Litoral Centro - Outubro 2015

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Nunca vi uma, mas o trabalho de edição ajuda a compreender bem este fenómeno :w00t:

Sim, nota-se perfeitamente o excesso de contraste dado à fotografia, pois a mesma de modo original acredito que o funnel fosse muito mais ténue, quase imperceptível.
De qualquer forma acho estranho este registo. Já questionei sobre a hora e local exacto deste fenómeno para poder comparar com imagens de radar/satélite naquele momento e perceber se terá sido possível.
O próprio funil parece-me "falso" ou então é do excesso de edição....
 
  • Gosto
Reactions: StormRic


vamm

Cumulonimbus
Registo
26 Set 2014
Mensagens
2,326
Local
Ourique
Sim, nota-se perfeitamente o excesso de contraste dado à fotografia, pois a mesma de modo original acredito que o funnel fosse muito mais ténue, quase imperceptível.
De qualquer forma acho estranho este registo. Já questionei sobre a hora e local exacto deste fenómeno para poder comparar com imagens de radar/satélite naquele momento e perceber se terá sido possível.
O próprio funil parece-me "falso" ou então é do excesso de edição....
Eu acho que vi o teu comentário na página de facebook sim e até estranhei não haver resposta, porque a "manhã" é grande demais.
Mesmo assim, ou ele lhe deu bem no clarity quando a editou ou aquele início de funil é muito estranho comparado àquela que se viu do Porto ontem de tarde. Mesmo assim, não está completamente excluído, digo eu, mas se for possível arranjar as imagens da manhã de ontem, tirávamos logo as dúvidas.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

Teles

Cumulonimbus
Registo
7 Dez 2007
Mensagens
2,212
Local
Rio Maior
StormRick a estação do IPMA de Rio Maior encontra-se a 4km da preferia da cidade numa zona até para mim penso que bem isolada de um lado tem uma ETAR de outro um eucaliptal e de outro oficinas de alto porte , já não é a primeira nem a décima vez que aqui refiro que na minha opinião a estação do IPMA está bem deslocada e nem sempre com valores correctos, alem de que se nem está na cidade mas sim numa pequena localidade chamada de quinta dos Sobreiros , ora uma distancia de 4 km dá logo uma diferença é que pode chover lá a potes e aqui nem pingar!:thumbsup:
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,168
Local
Belas
Aguaceiros moderados inesperados e vêm mais a caminho...:rain:
Acumulado: 1,3 mm

O radar está estranho, a norte deslocam-se aguaceiros para NE e ao mesmo tempo chega chuva a deslocar-se para SE/E e cruzam-se...

Edit: Já chove
 
Última edição:

fsl

Nimbostratus
Registo
6 Ago 2007
Mensagens
708
Local
Oeiras
Hoje em Nova-Oeiras, dia com bastante Sol, mas a precipitação ainda atingiu 1.8mm, com aguaceiros fracos pela madrugada/manhã e ao fim da tarde.
 

Vitor TT

Nimbostratus
Registo
21 Jan 2014
Mensagens
758
Local
Pedernais ( Ramada ) ( 160 mts )
Só tens estas fotos da manhã do dia 26? Supostamente terá ocorrido uma tromba de água ao largo da Caparica durante a manhã. Precisávamos de mais testemunhos para o confirmar. De momento só há uma única foto e sem mais quaisquer dados de localização.

Tenho mais, vou colocar estas duas mais ou menos apontadas para a "baía" da Caparica, embora estava alguma neblina o que dificultava-me um pouco a visão, coloco estas duas no tamanho original com uns ligeiros retoques para eventual análise do suposto tornado,

vou passar no futuro a incluir nas imagens a data, hora e modelo da máquina usada,

22542807462_55c05e570d_o.jpg


esta foi com mais zoom, mas a maquineta tem algumas dificuldades de focar, apesar de estar num programa de focagem infinita,

22556374225_7a6f8da85b_o.jpg