Seguimento Litoral Centro - Outubro 2015



Griffin

Cirrus
Registo
1 Fev 2011
Mensagens
13
Local
Samora Correia
Boa noite,

Por Samora Correia foi um dia de vários aguaceiros, por vezes fortes.

Aparentemente a zona de Benavente teve menor intensidade de precipitação. Estranho o facto das duas estações estarem separadas por apenas 2km e terem uma discrepância considerável nos valores acumulados. No entanto posso atestar que os valores de Samora estão corretos, porque hoje estive em casa e confirmo os diversos aguaceiros fortes que caíram por aqui.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas noites,

Por aqui o balanço destes 3 dias de precipitação é de 26,4 mm.
Não é grande coisa comparativamente com outros locais, ainda assim já foi bom.
O ECMWF aponta para uns bons mm para Sabado, mas lá está, ainda falta algum tempo, resta acompanhar.
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,116
Local
Belas
A título de exemplo, os 68,7 mm que caíram em Alvega nas últimas 24 horas (59,5 mm em 6 horas, quase no limite do critério de aviso vermelho), têm um período de recorrência de cerca de 12 anos, ou seja é um evento que se espera não ocorra mais do que uma vez em doze anos.
Acumulado total do Ex-Joaquin para Alvega é de 78,4 mm; 87,2 mm no mês. A média para Outubro anda à volta de 58 mm. O valor presente já se encontra no 8º decil, mês chuvoso, e ainda só estamos a 12.
(E se a outra depressão chegar ainda pode ser pior...)
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,116
Local
Belas
Mas olha pelo radar parece que finalmente vamos ter alguma coisa pela zona da capital, o que achas ?
Por meu grande espanto acabei de olhar para o radar e ver a mancha a caminho da capital :D

4fG3rbU.png


GFS não prevê chuva para o território à meia noite, o que acho estranho... Mapa das frentes mudou agora, parece que o inicio da frente oclusa vai mesmo atacar Lisboa.

HXGd3WZ.gif


Diria que pode ficar-se pela zona norte de Lisboa, a probabilidade de chegar à zona sul (mesmo como aguaceiro fraco) diria que é de 50%. É uma questão de acompanhar.
 
  • Gosto
Reactions: bpereira e TiagoLC

AMFC

Nimbostratus
Registo
2 Nov 2012
Mensagens
595
Local
Queijas/Oeiras
Mas está tão lenta e parece que está a perder força, será mais uma vitima do escudo lisboeta ?
Por meu grande espanto acabei de olhar para o radar e ver a mancha a caminho da capital :D

4fG3rbU.png


GFS não prevê chuva para o território à meia noite, o que acho estranho... Mapa das frentes mudou agora, parece que o inicio da frente oclusa vai mesmo atacar Lisboa.

HXGd3WZ.gif


Diria que pode ficar-se pela zona norte de Lisboa, a probabilidade de chegar à zona sul (mesmo como aguaceiro fraco) diria que é de 50%. É uma questão de acompanhar.