Seguimento Litoral Centro - Outubro 2015

Rui Alex

Cumulus
Registo
7 Out 2015
Mensagens
125
Local
Amora
Nem mais tal como aqui... até agora a deixar muito a desejar! O vento ontem foi bom mas nada que não tenha aqui todos os anos 1 ou 2 vezes... Todos os modelos indicavam grandes acumulações aqui e no fim ta a chover mais a norte que aqui...deposito a esperança no dia de Segunda.


Não são valores fiáveis (pluviómetros numa varanda, enfim...) mas só esta noite o meu pluviómetro de fio, ligado a uma estação wm-918, registou 23 mm e outro, ligado a uma auriol Lidl, registou, ao lado, 18mm.
 


miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
Não são valores fiáveis (pluviómetros numa varanda, enfim...) mas só esta noite o meu pluviómetro de fio, ligado a uma estação wm-918, registou 23 mm e outro, ligado a uma auriol Lidl, registou, ao lado, 18mm.

Não entendi!
Onde não são valores fiáveis! o quem tem pluviometros na varanda? :unsure:
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,198
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Como prometido, ontem lá fui dar mais uma voltinha pela região Sintrense, tendo noção de que o pior já teria passado, mas tinha esperança de apanhar eventuais aguaceiros e até umas trovoadas, humm pois já era pedir demais :lol:, máquinas no carro e tripé para o que viesse,
a chegar a rotunda de Sintra vinda do IC19, vejo que a coisa andou de pantanas, tomo a estrada para a Malveira da Serra e alguma vegetação na estrada, a coisa andou "preta", como não levei o jipe, porque a intenção era mais fazer medições e fotografar ( se pudesse claro ) fui directo a Penhinha, bom, era essa a ideia,

não, não é nenhum trilho off-road, é a estrada de acesso a Peninha, bom nem quero imaginar que velocidades de vento por aqui passaram, nem qual a velocidade deve ter alcançado no alto da Peninha, pois se na "boa" atinge-se 70 - 90 km/h sem estragos a volta, tendo eu já registado quase 106 km/h, sem que também nas redondezas estivesse algo significativo, portanto é bem possível que tivesse passado os 130 ou mais km/h,
(...)
ainda tive esperança de ver alguma actividade eléctrica, mas ainda não foi desta.
Excelentes Vitor! :thumbsup:
 

Rui Alex

Cumulus
Registo
7 Out 2015
Mensagens
125
Local
Amora
Não entendi!
Onde não são valores fiáveis! o quem tem pluviometros na varanda? :unsure:

Porque a minha varanda tem teto, a água que capturam é a que o vento lhes atira para cima. O que joga a favor é que a varanda está voltada para SE e NE, sem qualquer obstrução em frente, e apanha chuva tocada a vento desde que sopre das direções N a S...

Idealmente o pluviómetro deveria estar num telhado, sem obstruções. O da Auriol até poderia.. Mas só posso ligar a WM-918 ao PC, a Auriol é só para referência. Além de que o seu sensor vento/termo-higrómeto começou a falhar quando apanha chuva. :P
 
  • Gosto
Reactions: miguel

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Bem fotogenica a celula que está a passar a Este/Nordeste de Alcabideche.
Assim dá gosto ir a janela. :cool:
Foto tirada agora mesmo:

fWvPX3h.jpg
 

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Boas!
Por agora este evento tem sido um fiasco autênticovem relação à chuva...espero que aqueles aguaceiros que aí vêm dêem alguma coisa.
Estive perto do aeroporto, de manhã e só digo uma coisa...a torre da célula perto da ericeira é lindíssima!!! Tentei tirar fotos mas como estava no carro, não consegui nada de jeito...
 

Rui Alex

Cumulus
Registo
7 Out 2015
Mensagens
125
Local
Amora
Bem fotogenica a celula que está a passar a Este/Nordeste de Alcabideche.
Assim dá gosto ir a janela. :cool:
Foto tirada agora mesmo:

fWvPX3h.jpg
Sem dúvida. Uma nuvem destas é das imagens mais belas que podemos ver de uma janela. Dá vontade de apanhar um avião e ir até lá tocar "no algodão". Claro que depois podíamos não conseguir sair de lá inteiros.