Seguimento Litoral Centro - Outubro 2015



TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Nem mais! São estes fenómenos espontâneos que me fazem gostar de meteorologia todos os dias! Nem um único modelo preveu isto, nem eu esperava que células se desenvolvessem tanto no rio Tejo (visto que pelos eventos anteriores tudo morre a passar o Tejo). Não é um evento raro, mas é das primeiras vezes que vejo isto com "olhos de meteorologista".
Foi exatamente este relâmpago que ouvi, registei em vídeo. Mesmo em cima do Palácio de Queluz, ao lado do IC19.
Q2omD4v.png
Eu também não! Só notei estranho o desenvolvimento das nuvens antes de Lisboa levar com isto tudo. Os cumulus que haviam tinham muita convecção mas nunca pensei que pudessem desenvolver-se tanto!! Foi exactamente esse raio que captei! Tira screenshot ao raio e publica aqui :D
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,196
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
120 e tal mensagens só hoje :lol:
Ficará para sempre nas nossas memórias :D
6 meses sem trovoada e depois do nada ela aparece...uma pessoa não aguenta!!
Hoje tinha sido um bom dia para ir visitar os papás ao Ribatejo! :D Nunca mais aparece uma coisinha destas cá pelo Porto! :D
 
  • Gosto
Reactions: Ruipedroo e TiagoLC

Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,478
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro
Tu ainda tinhas sol, nós estávamos às escuras nas ruas nem 18h30 eram, e até a freguesia de Queluz abriu as luzes mais cedo, já na Amadora nem às 19h as luzes estavam acesas.

Por cá tivemos um dia de sol. Algumas nuvens que desapareceram durante a tarde e ficou o céu limpo. O Pôr do sol foi limpinho! Estou a carregar fotos no imgur, em alta resolução, só tenho pena que tinha a lente pequena na máquina. Aquelas que postei foram com tlm.
Depois ponho o link do álbum.
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,156
Local
Belas
Os meus registos do evento:

Chegada das células

POCF7wV.jpg


Pouco depois o céu escurece ainda mais e é ai que percebo que vai mesmo chover, com uma bela cortina à direita a descarregar:

8A5Vbb5.jpg


Aqui a cortina de chuva mais evidente, primeira foto que tirei deste tipo:

pUumRPg.jpg


CREL a largar água por todo o lado, tudo a ir para a ribeira do Jamor:

xQ2RLvR.jpg


Durante o evento a sul, a norte estava um céu meio limpo, mas depois rapidamente chegou a célula mais a norte e mais uma cortina!:

wm1OVKX.jpg

Kyp6AzY.jpg


A certa altura a curtina nem deixava passar a luz, chuva muito intensa a norte:

GToKDwc.jpg

2TQTtke.jpg


Céu foi abrindo a sul:

0ai0RZB.jpg

R2LqzbE.jpg


Ainda fotos na rua, com a célula a norte:

PdBsUT3.jpg


Na estação era bem evidente o poder da célula:

wrjBLzY.jpg


E uma foto, que não é da minha autoria, mas que enquadra bem o magnífico pôr do sol que tivemos graças à instabilidade lisboeta, pelas 19h15 o céu até se tinha tornado esverdeado, lindo lindo lindo:

Luy5sXm.jpg


Marcar 20 de Outubro na agenda! :D

A todos os que colocaram fotos, estão todas magníficas! :uau: :viva:
Agora sim é que começa a pausa na chuva, acho eu, nunca se sabe...
 

Vitor TT

Nimbostratus
Registo
21 Jan 2014
Mensagens
758
Local
Pedernais ( Ramada ) ( 160 mts )
E realmente a meteorologia tem destas coisas, apesar de estar atento a frente que circulava pelo sul, mas que aparentemente se aproximava da região Lisboeta, mas pensei, o escudo está activado :lol: e não deixa fazer nada de especial, mas já ia a caminho de Benfica e começo a ver isto, assim inicialmente nada de especial, apesar de a volta até não se apresentava nada mau, já estava longe dos meus postos de observação, mas também só tinha telemóvel para fotografar, mas não resisti a esta, estava parado num semáforo e aproveitei,

pelas 14:30h ao lado do CCColombo.

22352888971_a49a59c55c_o.jpg


durante a tarde a luminosidade que me entra pelas pequenas janelas foi-se reduzindo, como tem vidro "martelado" não vejo o que se passa lá fora, mas abri uma das janelas para ver, e +- pelas 17:30h começa a pingar, mas já pelas 18:00h oiço-a a cantar, e voltei a ir a janela a chovia +- bem, se bem que nada de grande intensidade pelo que não filmei, erro meu, pois passado um pouco +- pelas 18:04h sinto um flash e bummm, disse logo para as minhas entranhas, devia de estar a filmar , pouco depois mais um, mas já muito fraco e foi tudo, quando sai pelas 20:00h estava abafado, típico dia de instabilidade de um dia de verão,

presentemente estão ainda 19,3º C e 73% Hr.
 

Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,555
Local
Braga, Merelim (70m)
Hoje tinha sido um bom dia para ir visitar os papás ao Ribatejo! :D Nunca mais aparece uma coisinha destas cá pelo Porto! :D

Ao menos quando há algo em Lisboa há "centenas" de registos para ver. :D


E de facto belo final de tarde pela capital, grandes fotos por aqui, parabéns a todos.
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,156
Local
Belas


E deixo aqui o pequeno vídeo da chuva, mais relâmpago no segundo 15 (muito mal visto pois estava virado para norte) mas consegue se ver o reflexo da luz branca no chão e no horizonte. Logo de pois há o trovão. O vídeo foi um pouco cortado porque haviam pessoas a falar ;) por isso o trovão foi uns 3 segundos depois na realidade.

Desculpem a má qualidade. Filmado do meu telemóvel Sony (que me apeteceu atirar pela janela :rolleyes:)
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,156
Local
Belas
Os meus registos do evento:

Chegada das células

POCF7wV.jpg


Pouco depois o céu escurece ainda mais e é ai que percebo que vai mesmo chover, com uma bela cortina à direita a descarregar:

8A5Vbb5.jpg


Aqui a cortina de chuva mais evidente, primeira foto que tirei deste tipo:

pUumRPg.jpg


CREL a largar água por todo o lado, tudo a ir para a ribeira do Jamor:

xQ2RLvR.jpg


Durante o evento a sul, a norte estava um céu meio limpo, mas depois rapidamente chegou a célula mais a norte e mais uma cortina!:

wm1OVKX.jpg

Kyp6AzY.jpg


A certa altura a curtina nem deixava passar a luz, chuva muito intensa a norte:

GToKDwc.jpg

2TQTtke.jpg


Céu foi abrindo a sul:

0ai0RZB.jpg

R2LqzbE.jpg


Ainda fotos na rua, com a célula a norte:

PdBsUT3.jpg


Na estação era bem evidente o poder da célula:

wrjBLzY.jpg


E uma foto, que não é da minha autoria, mas que enquadra bem o magnífico pôr do sol que tivemos graças à instabilidade lisboeta, pelas 19h15 o céu até se tinha tornado esverdeado, lindo lindo lindo:

Luy5sXm.jpg


Marcar 20 de Outubro na agenda! :D

A todos os que colocaram fotos, estão todas magníficas! :uau: :viva:
Agora sim é que começa a pausa na chuva, acho eu, nunca se sabe...

Esqueci-me de referir, todas as fotos foram tiradas com a Nikon excepto as últimas 4 que são de telemóvel.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic e Teles