Seguimento Litoral Centro - Outubro 2021

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,021
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Entretanto parece que vai reinar a calmaria nas próximas horas, e chuva só a partir de amanhã de manhã.
Estava enganado... Entretanto já caíram alguns aguaceiros. :rain:

Edit: Chuva intensa agora!
 


Mammatus

Nimbostratus
Registo
27 Dez 2019
Mensagens
1,122
Local
Barreiro (actual) / Lisboa
Boa madrugada pessoal,

off-topic: já entrados na hora de Inverno, ou seja, a partir de hoje e até final de Março não é preciso somarmos mentalmente mais 1h quando observamos cartas de previsão, imagens de satélite e radar :lol:, a hora legal em Portugal Continental e Madeira está agora alinhada com o tempo UTC...

Vamos ao resumo do dia de ontem, sábado - 30/10

A madrugada foi tempestuosa com muito vento (não dormi nada de jeito :lol:), rajada máxima de 48.0 km/h, mas tal como referi no meu último post, a estação não deverá estar muito exposta pois a avaliar pelo barulho e reboliço lá fora asseguro que as rajadas foram superiores.

Após uma manhã de calmaria plena, o vento voltou a soprar com maior intensidade, inclusive com algumas rajadas pontuais fortes ao final da tarde e noite, mas no cômputo geral foi uma situação menos gravosa quando comparada com a ocorrida de madrugada.

vento.png



Relativamente à precipitação, esta começou a cair ainda não era 06h, mas a maior intensidade (rain rate max: 47.4 mm/h) ocorreu por volta das 07h, associada à passagem da frente fria, a qual rendeu um acumulado de 29.01 mm.

precipita-o.png


As últimas células da frente deixaram a zona pouco depois das 08h, e então seguiu-se um período de claro desagravamento das condições meteorológicas, com um ou outro aguaceiro disperso muito fraco a meio da manhã mas suficiente para contribuir com mais uns pozinhos para o acumulado.

Após a hora de almoço chegou a precipitação associada à frente quente, de carácter estratiforme, caiu de forma quase ininterrupta por um período de aproximadamente 2h.
Mais tarde, sensivelmente pelas 20:30, a estação registou mais um aguaceiro, o último do dia, e feitas as contas o acumulado diário foi de 33.10 mm. Bem bom! (como as Doce :lmao:)


A temperatura máxima foi de 21.1ºC e registada a um horário tardio (19:59). A temperatura mínima foi de 18.7ºC e apurada no rescaldo da passagem da frente fria da manhã (07:59).
De notar que a madrugada foi inteiramente tropical, a temperatura baixou da barreira dos 20ºC apenas aquando da passagem da frente fria.

O dia foi consideravelmente abafado e caracterizado por muita humidade na atmosfera, com neblinas e nevoeiro em altitude em certos momentos, em linha com os elevados valores de dew point e a reduzida amplitude entre os seus valores máximo e mínimo, apenas 1.8ºC!
Eu saí de manhã em mangas de camisa, mas rapidamente voltei a casa para vestir uma t-shirt porque era insuportável a sensação térmica. :lol:

temperatura.png

dew-point.png



Gráfico da pressão atmosférica

press-o.png



Sigo com 20.6ºC, vento de WSW moderado, e já com 2.69 mm no "penico" consequência de um aguaceiro ocorrido por volta da 01h (hora antiga).
 

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,396
Local
Montijo (18 m)
Bom dia

O resto da tarde de ontem foi bem regada com chuva fraca, com o acumulado a subir até aos 22,2 mm :thumbsup:
Esta noite foi mais calma, mas ainda assim com alguns aguaceiros e rajadas de vento fortes.

Extremos de ontem:
18,7ºC / 20,9ºC / 22,2 mm

Agora sigo com céu encoberto e vento em geral fraco de Sul. O acumulado de hoje segue nos 1,8 mm.
O evento já rendeu
30,3 mm até agora, venha mais :viva:

T. Atual: 20,7ºC
HR: 95%
Vento: S / 3,2 Km/h
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,915
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Bom dia. Cai uma morrinha, segundo a estação móvel do @ct5iul vamos com 0,5mm.
Dados de ontem aqui na zona, valores arredondados à décima:
Palmela: 36,5mm
Aires: 34,8mm
Cabanas: 30mm @ct5iul
Brejos de Azeitão: 33mm @vortex
Vila Nogueira de Azeitão 1: 49mm @Ricardo Carvalho
Vila Nogueira de Azeitão 2: 53,4mm
Quinta do Conde: 25,9mm @mr. phillip
 

Tufao André

Nimbostratus
Registo
21 Jan 2014
Mensagens
1,218
Local
Venda Nova (Amadora)
Bom dia!

Ontem o final da tarde/noite continuou com mais alguma chuva fraca a moderada, por vezes, e o acumulado total ficou-se pelos 52,3 mm! :)
Muito vento desde o final da tarde, mas menos agressivo que o dia anterior.

Hoje segue nos 3,8 mm graças à chuva fraca ou chuvisco que vai caindo de vez em quando e o vento sopra moderado de SW, com rajadas!

20°C, 96% HR :hehe:
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,021
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Bom dia,
Por aqui a madrugada ainda acumulou 6,6 mm. Entretanto há pouco caiu um aguaceiro fraquinho, que elevou o acumulado para os 6,9 mm. :rain:

Hoje deverá cair mais alguma coisa, mas será muito menos que a que caiu ontem, e amanhã deveremos ter mais uma frente fria. Veremos o que acontece! :pray: